A morte de Billy Blanco

Do G1

Relembre em vídeo a carreira do músico Billy Blanco

Falecido na manhã desta sexta-feira (8), aos 87 anos, o cantor e compositor Billy Blanco foi pioneiro na transição entre o samba-canção e a bossa nova.

Nascido no Pará e radicado no Rio de Janeiro, Blanco protagonizou ao lado de João Gilberto, Tom Jobim e outros o nascimento e a ascensão da bossa nova, a partir de 1958. 

A formação em arquitetura acabou ficando para trás quando a carreira musical começou a deslanchar nos anos 1950. Sua primeira canção foi “Pra variar”, de 1951, e seu primeiro sucesso foi “Estatutos da gafieira”, na voz de Inesita Barroso, gravado em 1954.

As composições de Billy Blanco logo chamaram atenção por seu estilo próprio, com samba sincopado e letras que combinavam humor, desilusões amorosas e descrições do cotidiano.

Nos anos 50 e 60 seus sucessos foram gravados por Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Dolores Duran, Sílvio Caldas, Nora Ney , Jamelão, Elizeth Cardoso, Dóris Monteiro, Os Cariocas, Pery Ribeiro, Miltinho, Elis Regina e Hebe Camargo. 

Ele também compôs em parceria com Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Sebastião Tapajós e outros. Entre seus sucessos estão “Tereza na praia”, “O morro”, “Mocinho bonito”, “Viva meu samba”, “Pra variar”, “Sinfonia do Rio de Janeiro” e “Canto livre”. 

Billy Blanco e o prenúncio da Bossa Nova

Por Alexandre Porto

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador