Categories: Música

A morte de Onofre Tito

Sou acordado às 6:30 por um telefonema. Era a esposa de Onofre Tito, comunicando sua morte e o translado do corpo para nossa Poços de Caldas.

Quem era Onofre? Para fora, um contador que cumpriu com seriedade sua profissão, desde os tempos da farmácia do Cirillo em Poços, até o longo período que morou em São Paulo. Vida normal, apagada até, algum megalomaníaco diria que passou a vida em branco? Bobagem.

Para dentro, era o mais doce dos poçoscaldenses. Na infância chamávamos de “dedos de veludo”. Tocava um violão gostoso com o regional do tio Léo, pelo menos uma vez se apresentou no conservatório de Poços, tocando valsas. Era o encanto da molecada da nossa geração, o primo Oscar – que está em Poços – primas e irmãs que se encantavam com as noitadas serestas no tio Léo, seja solando, ou fazendo fundo sonoro para os sonetos com que Chavinho e Basquá – o grande Sebastião Pinheiro Chagas – com suas vozes de tribuno encantavam nossos saraus.

Mudando-se para São Paulo, foi autor de um feito: a introdução no repertório do choro paulistano da valsa “Feia”, de Chico Neto, de 1930. Os poçoscaldenses aprenderam com Bié Mesquita, fazendeiro de São Sebastião da Grama que foi estudar medicina no Rio, nos anos 20, e voltou com um diploma de violonista. Só quando Radamés Gnatalli nos acompanhou numa pizza, em noite inesquecível, ficamos sabendo o nome do autor.

Estava sempre disposto para as rodadas. Não faltava a um convite, sempre com os modos doces, de uma gentileza própria dos que vieram das alterosas. Conservadíssimo, ninguém dizia que estava perto dos 80 anos.

Que os amigos do choro sejam avisados, que os poçoscaldenses recebam uma figura doce, que passou pela vida espalhando carinho e amizade.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Bolsonaro quer ir para Israel e pede liberação de passaporte a Moraes

Pedido foi feito antes de vir à tona o caso sobre a estadia de Bolsonaro…

26 minutos ago

Moraes envia à PGR alegações de Bolsonaro sobre estadia na Embaixada da Hungria e pede manifestação

Só após receber o parecer da Procuradoria, que o ministro do STF vai analisar o…

1 hora ago

Os 60 anos do golpe deve servir para celebrar a democracia, por Carolina Maria Ruy

Cinco motivos que reforçam a importância de fazer dos 60 anos do golpe militar, uma…

3 horas ago

Lezeira na Semana Santa e as Chuvas no Sertão do Piauí, por Eduardo Pontin

Inverno garante boa safra, mas vai impedir que brincadeira aconteça

3 horas ago

Onde é mesmo que nós estamos?, por Izaías Almada

O Primeiro de Abril lembra logo o 31 de março... 31 de março de 1964...…

3 horas ago

Meu poema muito simples para Vinícius Fávero, por Romério Rômulo

Vinícius foi o melhor rapaz que poderia existir. / E agora vai.

4 horas ago