Afrobrasilidades em 78 rpm

Nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2014, o novo espetáculo especial do projeto Goma-Laca, recebe no SESC Vila Mariana o maestro Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz, e os cantores Lucas Santtana, Juçara Marçal, Karina Buhr e Russo Passapusso em espetáculo especial com recriações de músicas de raiz afrobrasileira gravadas originalmente em discos de 78 rotações, feitos de cera de carnaúba e goma-laca, entre os anos 1920 e 1950.

Vale a pena ouvir as mais antigas gravações de temas afrobrasileiros aqui

Letieres Leite, Lucas Santtana, Juçara Marçal, Karina Buhr e Russo Passapusso.

No programa, serão apresentadas releituras e versões de alguns dos primeiros registros de música afrobrasileira e seus desenvolvimentos em gêneros como emboladas, cocos, jongos, maracatus, a partir de discos em 78 rotações de artistas como Elsie Houston, Almirante, Vanja Orico, Stefana de Macedo, Bidú Sayão, Josué de Barros, Jararaca e Ratinho, Mano Elói e Getúlio Amor Marinho e o grupo Filhos de Nagô.

Fonte: Site Goma-Laca aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Músico tunisiano marcado pela influência sonora indiana é atração do Sesc Jazz

10 comentários

  1. Mano Elóy!
    Aqui vão duas interpretações do Conjunto Africano (nome que foi criado para esta gravação) era composto por Mano Elóy (Elóy Anthero Dias); Mistura (Atabaqueiro lendário no Rio de Janeiro); Maria;  Rosa; (Filhas de santo do Terreiro de Luis Cândido Jonas) e Getúlio Marinho da Silva no coro. Descrição do amigo Barão do Pandeiro, que enviou-me os arquivos e ainda a foto do Mano Elóy. [video:https://www.youtube.com/watch?v=oUsU0cx-7ZA] [video:https://www.youtube.com/watch?v=3VvYTcQU2RY]

  2. Arrasou!

    Amigo Luciano,

    Hoje tive uma dupla surpresa. A primeira foi que o post “Afrobrasilidades em 78 rpm” (que tinha passado “batido”, ontem) mereceu destaque hoje. E a segunda sua fundamental participação com seus excelentes vídeos.

    Acompanhando sempre suas postagens já sabia do seu interesse sobre a temática. Até achei que você colocaria alguns vídeos, caso o post fosse destacado. A minha supresa é que você já tinha no gatilho os vídeos de todos os artistas citados na matéria. ARRASOU!

    Agradeço por tudo e, em especial, pelo vídeo do Josué de Barros editado especilamente para este post.

    Grande abraço da amiga Laura.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome