Alfredo Dias Gomes renova paixão pela bateria em seu 9º disco solo, por Carlos Motta

Alfredo Dias Gomes renova paixão pela bateria em seu 9º disco solo

por Carlos Motta

Com uma longa carreira a serviço de estrelas da música brasileira, o baterista Alfredo Dias Gomes decidiu, a partir de 1993, se dedicar à sua maior aspiração: trilhar um rumo próprio, compondo e gravando suas composições. Assim, deixou de integrar a banda de Ivan Lins, com quem viajou o mundo inteiro, para passar a reger de forma independente as próprias baquetas. Desde então, depois de noves trabalhos solos (8 álbuns e 1 single) e uma vídeo-aula (“Exercícios e Ritmos”, de 1998), o músico carioca está comemorando os 25 anos de carreira solo com o CD “JAM”, gravado em seu próprio estúdio, na Lagoa, Rio de Janeiro, por Thiago Kropf, e masterizado por Alex Gordon no mítico Abbey Road Studios, de Londres. 

O novo disco reúne toda a sinergia do jazz-rock, grande influência e paixão do baterista desde a adolescência, e traz dois exímios instrumentistas: o contrabaixista Marco Bombom (da lendária Conexão Japeri, de Ed Motta) e o guitarrista Julio Maya, com quem Alfredo tocou no início de carreira, convidando-o posteriormente para participar dos seus primeiros discos solo, “Serviço Secreto” (1985), “Alfredo Dias Gomes” (1991) e “Atmosfera” (1996). Com lançamento exclusivo em plataformas digitais, o CD já se encontra disponível para download e streaming no iTunes, Spotify, Napster e CD Baby.

A faixa de abertura de “JAM” é “The Night”, surgida a partir de criações do baterista no teclado e composta exclusivamente para a formação bateria, baixo, guitarra e teclado. 

Na sequência, “Dream Aria” exalta o acaso e a espontaneidade: nascida de um groove no teclado à espera da banda chegar, a música teve a bateria definitiva gravada antes mesmo de nascer a melodia e se gravar os outros instrumentos. 

Em seguida, o baterista sintetiza em “High Speed” suas grandes influências dos anos 1970: Billy Cobham, Mahavishnu Orchestra, The Eleventh House. 

A faixa “Spanish” foi pensada em destacar o baixo, com a melodia e o solo de “baixolão” do Marco Bombom. 

Única música “pronta” do disco, “Jazzy” ganhou releitura para a formação atual, já tendo sido gravada pelo baterista em 2005 no seu CD “Groove”. 

A faixa-título “JAM”, primeira a ser gravada, foi concebida exatamente conforme o nome: uma jam session, composta com arranjos na hora dos takes com Maya e Bombom. 

A faixa solo “Experience”, também criada a partir de frases no teclado pelo músico, termina com um solo livre de bateria utilizando afinação diferente, mais aguda do que costuma usar. 

Depois do disco já concluído – inclusive já masterizado – o baterista incluiu “The End”, sentindo a necessidade de uma música do trio tocando ao mesmo tempo, encerrando uma jornada concebida no improviso e no virtuosismo.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1960, Alfredo Dias Gomes, filho dos prestigiados autores teatrais e de telenovelas Dias Gomes e Janete Clair, começou a aprender a tocar bateria aos 10 anos e estreou profissionalmente aos 18 anos, participando da banda de Hermeto Pascoal – gravou o disco “Cérebro Magnético” e tocou em inúmeros shows, com destaque para o II Festival de Jazz de São Paulo e o Rio Monterrey Festival. Alfredo conta que Hermeto o encarregava de abrir os espetáculos – sua estreia num palco se deu dessa maneira, para sua surpresa:

– Foi a primeira vez que toquei com Hermeto e o meu primeiro show. Antes de começar, ele simplesmente me disse “vai lá e abre o show”. Assim, sem roteiro, sem nada. Essa foi a maior emoção da minha vida. Hermeto foi quem me deu a maior liberdade para tocar, ele fazia coisas incríveis comigo.

Alfredo tocou e gravou com grandes nomes da música instrumental, como Márcio Montarroyos, que o incentivou a compor, Ricardo Silveira, Torcuato Mariano, Arthur Maia, Nico Assumpção, Guilherme Dias Gomes e Luizão Maia, entre outros. Na MPB e no rock, tocou com Ivan Lins, participou do grupo Heróis da Resistência, tocou e gravou com Lulu Santos, Ritchie, Kid Abelha e Sergio Dias, entre outros.

Completam sua discografia “Tributo a Don Alias” (2017), “Pulse” (2016), “Looking Back” (2015), “Corona Borealis” (2010), “Groove” (2005), “Atmosfera” (1996, com participações de Frank Gambale e Dominic Miller), “Alfredo Dias Gomes “(1991, com a participação especial de Ivan Lins) e o single “Serviço Secreto”, de 1985.

 

https://www.youtube.com/watch?v=MzwayiQCC44&feature=youtu.be

 

Links para download ou streaming

https://soundcloud.com/adg-studio-produ-es/sets/jam/s-1Uoin 

 

https://open.spotify.com/album/7h8bvSNrmKr0aU0b65Gnv3

 

https://us.napster.com/artist/alfredo-dias-gomes/album/jam

 

https://itunes.apple.com/br/album/jam/1321749461

 

https://store.cdbaby.com/cd/alfredodiasgomes9

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Turma de craques

    Ao ver o sobrenome famoso e saber que é filho da grande dama da televião Janete Clair, ela que inspirou Gilberto Braga e tantos outros, além de Dias Gomes pai, claro. E super musico. Familia de talentos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador