Aracy de Almeida e Francisco Alves

O que esses dois intérpretes da nossa excelente MPB – Francisco Alves e Aracy de Almeida têm em comum, além de cantarem divinamente bem?

RESPOSTA: Nasceram no mesmo dia 19 de agosto. ELE, em 1898 e ELA, em 1914, portanto, se vivos, estariam completando 113 anos e 97 anos, respectivamente.

Francisco Alves foi o mais influente cantor brasileiro da primeira metade do século. De sua estreia sob uma lona de circo em 1918 até sua morte trágica em 1952, foram 34 anos de primeiro plano, de sucesso, de impressionante presença, arrastando em sua carreira inúmeros seguidores, quando não imitadores.

Aracy de Almeida não foi apenas a intérprete do melhor da MPB. Nos tempos do Rádio, era anunciada como o “Samba em Pessoa”. Grande intérprete de Noel Rosa, e quem também foi amiga pessoal, tornou-se uma das mais fortes personalidades da nossa MPB.

Quando da sua morte, alguns obituários de jornais referiram-se ao fato de ela ser apenas uma das juradas de programas de calouros, omitindo-lhe a condição de deusa do canto popular que ela sempre fora.

Para matar as saudades dos aniversariantes do dia – Aracy de Almeida e Francisco Alves -, selecionei alguns vídeos com suas interpretações de clássicos do nosso cancioneiro.

 

 

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador