Ary Barroso na interpretação de conjuntos vocais/instrumentais

 

Neste post vamos destacar quatro Conjuntos Vocais/Instrumentais: Bando da Lua, Quatro Ases e Um Coringa, Anjos do Inferno e Vocalistas Tropicais, interpretando composições do grande Ary Barroso.

Bando da Lua

Da esquerda para a direita (plano alto): Osvaldo Éboli (Vadeco), Stênio Osório, Hélio Jordão Pereira / (plano baixo): Afonso Osório, Aloysio de Oliveira, Ivo Astolfi.

 

O primeiro Conjunto Vocal/Instrumental que gravou, em disco (78 rpm/duas faixas), composições de Ary Barroso foi o Bando da Lua.

 

Olha a lua” (Ary Barroso) # Bando da Lua. Disco Victor (34.115-A) / Matriz (8028). Gravação (23/11/1936) / Lançamento (dezembro/1936).

 

 

Chiribiribi Quá Quá” (Ary Barroso/Nássara) # Bando da Lua. Disco Victor (34.115-B) / Matriz (80249-1). Gravação (23/11/1936) / Lançamento (dezembro/1936).

 

 

 

 

 

Quatro Ases e Um Coringa

 

Da esquerda para a direita: Esdras Falcão Guimarães [Pijuca], José de Pontes Medeiros, Permínio de Pontes Medeiros, Evenor de Pontes Medeiros, André Batista Vieira [Melé ou Coringa].

 

Depois do Bando da Lua, a partir do final do ano de 1941, outro grupo Vocal/Instrumental gravaria composições de Ary Barroso: Quatro Ases e Um Coringa, formado no Rio de Janeiro, em 1939. Gravaram do Mestre Ary sete composições.

 

Pica-Pau” (Ary Barroso) # Quatro Ases e Um Coringa. Disco Odeon (12.096-A) / Matriz (6849). Gravação (14/11/1941) / Lançamento (janeiro/1942).

 

 

 

Batuca negra” (Ary Barroso) # Quatro Ases e Um Coringa. Disco Odeon (12.221-A) / Matriz (7045). Gravação (1/9/1942) / Lançamento (novembro/1942).

 

 

Terra seca” (Ary Barroso) # Quatro Ases e Um Coringa. Disco (12.375-A) / Matriz (7387). Gravação (20/9/1943) / Lançamento (novembro/1943).

 

 

Diz que dão” (Ary Barroso) # Quatro Ases e um Coringa. Disco Odeon (12.481-A) / Matriz (7603). Gravação (03/7/1944) / Lançamento (setembro/1944).

 

 

Coisas do carnaval” (Ary Barroso) # Quatro Ases e Um Coringa. Disco Odeon (12.137-B) / Matriz (6909). Gravação (3/3/1942) / Lançamento (abril/1942).

 

 

Na baixa do sapateiro” (Ary Barroso) # Quatro Ases e Um Coringa. Disco Odeon (12.714-B) / Matriz (8053). Gravação (31/5/1946) / Lançamento (agosto/1946).

 

 

Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) # Quatro Ases e Um Coringa. Disco Odeon (12.763-A) / Matriz (8179). Gravação (30/1/1947) / Lançamento (março/1947).

 

 

 

 

Anjos do Inferno

 

Da esquerda para a direita [plano alto]: Helio Verri, Léo Vilar (Antônio Fuína) e Roberto Medeiros (Paciência). Ainda da esquerda para a direita [plano baixo]: Harry de Almeida, Aluísio Ferreira (Lulu) e Walther. [componentes identificados com a valiosa ajuda dos pesquisadores/escritores Miguel Nirez Azevedo e Omar Frazão].

 

Outro Conjunto Vocal/Instrumental que registrou a criação de Ary Barroso, em relação a sua discografia, foi constituído em 1934 e batizado de “Anjos do Inferno” para fazer uma brincadeira em relação ao Grupo de Pixinguinha denominado “Diabos do Céu”. Gravaram quatro composições de Ary Barroso.

 

Cinco horas da manhã” (Ary Barroso) # Anjos do Inferno. Disco Columbia (55.399-A) (*) / Matriz (596-2). Gravação (5/1/1943) / Lançamento (janeiro/1943). [* Este disco foi relançado no mês de dezembro de 1943 pela Continental, que adquiriu o acervo da gravadora Columbia – sob o nº 15.034-A].

 

 

Cem por cento brasileira” (Ary Barroso) # Anjos do Inferno. Disco Columbia (55.399-B) (*) / Matriz (597-1). Gravação (5/1/1943) / Lançamento (janeiro/1943). [A observação feita no fonograma acima se aplica aqui, também: ‘Sob o nº 15.034-B].

 

 

Na baixa do sapateiro” (Ary Barroso) # Anjos do Inferno. Disco Victor (80-0539-B) / Matriz (S-078711). Gravação (31/3/1947) / Lançamento (novembro/1947).

 

 

Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) # Anjos do Inferno. Disco Victor (80-0539-A) / Matriz (S-078711). Gravação (31/1/1947) / Lançamento (novembro/1947).

 

 

 

 

 

Vocalistas Tropicais

 

De baixo para cima: Arlindo Borges (solista), Nilo Xavier da Mota, Artur de Oliveira, Raimundo Evandro Jataí de Souza e Danúbio Barbosa Lima.

 

O quarto Conjunto Vocal/Instrumental “Vocalistas Tropicais” iniciou carreira artística em Fortaleza (CE), em 1941. Gravaram apenas uma composição de Ary Barroso.

 

Grave revelação” (Ary Barroso) # Vocalistas Tropicais com Raul de Barros e Seu Ritmo. Disco Odeon (12.827-B) / Matriz (8279). Gravação (8/10/1947) / Lançamento (janeiro/1948).

 

 

 

______

Agradecimentos especiais aos escritores/pesquisadores Miguel Nirez Azevedo e Osmar Frazão, bem como os amigos Samuel Machado Filho e Luciano Hortencio, todos integrantes do grupo Arquivo Confraria do Chiado (Facebook), pelos esclarecimentos quanto à denominação dos componentes dos Conjuntos Vocais/Instrumentais e ao Nirez, em especial, pela liberação dos fonogramas: “Aquarela do Brasil” e “Na baixa do sapateiro”.

______

 

************

Fontes:

– Ary Barroso – Brasil Brasileiro / 20 CDs / 316 gravações / 1928/2006, do pesquisador e estudioso da MPB – Omar Jubran. Ano de produção: 2014.

– Banco de Dados do Acervo Nirez: Consulta e liberação de dois fonogramas.

– Edição dos áudios SoundCloud: Laura Macedo.

– Fotomontagem: Laura Macedo.

– Na cadência do samba, de Haroldo Costa. – Rio de Janeiro: Ed. Novas Direções, 2000.

– Site YouTube – Canais: “luciano hortencio”, “SenhorDaVoz”.

************

Laura Macedo

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa pedida!

    Boa pedida! Pena que não há no youtube a bela versão instrumental de “Pra machucar meu coração”, do início dos anos 60, feita pelo Sambalanço Trio, de César Camargo Mariano e Aírto Moreira, que tenho em vinil. Então segue a versão “exótica” de Arthur Lyman para “Na Baixa do Sapateiro”, rebatizada de “Bahia”, que dá nome ao álbum de 1959 dessa turma de americanos havaianos.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0BfN-_Mb8KU%5D

     

  2. Pra machucar “seu” coração

    Jair,

    Pra machucar “seu” coração (rsrsrsrs).

    “Pra machucar meu coração” (Ary Barroso) # César Camargo Mariano. Álbum ‘Octeto’ (1966).

    Neste excelente disco César Camargo faz uma mistura brilhante de jazz e samba. É um disco referência para o gênero. O octeto era formado por César Camargo Mariano (piano), Airton Moreira (bateria), Humberto Clayber (baixo), Ditinho (trombone), Bolão (sax tenor), Boneca (guitarra), Felfudo (trompete) e Maguino de Alcântara (trompete). Os três primeiros formavam na época o Sambalanço Trio.

    Abraços.

    1. Gardenal,
      Grata por

      Gardenal,

      Grata por contribuir com nossa postagem.

      Deixo pra você uma das músicas do Ary Barroso que gosto muito:

      “O correio já chegou” de autoria solo de Ary Barroso. Espero que goste.

      Abraços.

       

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador