Augusta, Angélica e Consolação, de Tom Zé

Tom Zé foi o mais paulistano dos tropicalistas baianos, incorporando a cidade como elemento inspirador de canções. Foi na metrópole desvairada, que o poeta encontrou a Consolação entre as amantes Augusta e Angélica. Do disco ‘Todos os olhos’ (1973), ‘Augusta, Angélica e Consolação’, espaços de São Paulo, além de ser um elogio a mulher-musa é um olhar sensibilizado de Tom sobre um problema cada vez maior sobre a cidade a partir da década de 1970, a degradação ambiental. 

A capa do disco, uma das mais polêmicas do Brasil, sugerida pelo poeta Décio Pignatari, com o close em um ânus em plena Ditadura Militar, é considerada a 2ª melhor capa do século XX pela Folha de São Paulo, e em 2011 fez parte da exposição das melhores 50 capas de discos de todos os tempos. O disco é genial e a capa também. O lado ‘bom’ da ditadura no Brasil foi estimular a criatividade dos artistas para fugir dos censores. A produção musical e artística tinha mais qualidade e se tornou a grande trincheira de resistência aos ditadores. E Tom Zé, um performático da arte, transgrediu, com o seu protesto, uma época infeliz da nossa história.

Augusta, graças a Deus, / graças a Deus, / entre você e a Angélica / eu encontrei a Consolação / que veio olhar por mim / e me deu a mão. / Augusta, que saudade, / você era vaidosa, / que saudade, / e gastava o meu dinheiro, / que saudade, / com roupas importadas / e outras bobagens. / Angélica, que maldade, / você sempre me deu bolo, / que maldade, / e até andava com a roupa, / que maldade, / cheirando a consultório médico, / Angélica. / Quando eu vi / que o Largo dos Aflitos / não era bastante largo / para caber minha aflição, / eu fui morar na Estação da Luz, / porque estava tudo escuro / dentro do meu coração

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador