Cantora Adriana Moreira completa 20 anos de carreira com novos projetos, por Augusto Diniz

Cantora Adriana Moreira completa 20 anos de carreira com novos projetos

por Augusto Diniz

A cantora Adriana Moreira comemora 20 anos de carreira. Ela trabalha em pelo menos dois grandes projetos musicais celebrando este momento: um novo CD (o terceiro) e um show com o repertório do inesquecível Gonzaguinha.

“O próximo álbum será com quase nenhuma regravação (ao contrário dos primeiros). Ele já tem nome – por ora, ainda guardadinho -, mas está em fase de amadurecimento. Estou recebendo canções, tem músicas feitas para eu cantar e logo teremos novidades”, conta.

O outro projeto ela está estudando a fundo para levar aos palcos. “A obra de Gonzaguinha é extensa, tem muitas nuances, é contemporânea e farei esse trabalho porque é dos compositores que mais amo”, afirma. A cantora fez outros projetos nessa linha, homenageando, por exemplo, Clementina de Jesus, Dorival Caymmi, entre outros.

Adriana Moreira começou a cantar profissionalmente aos 26 anos de idade, já casada e mãe de dois filhos. “No início foi difícil conciliar todas as coisas, só que mesmo sendo novata, consegui dar conta”, lembra. “Eu mesma me produzia, corria atrás de trabalhos, fechava, pagava minhas contas, criava projetos etc.”.

A intérprete iniciou como backing vocal de sambistas, fez serenatas, voz e piano, nunca deixando de estudar canto, expressão corporal e participação em companhias de teatro.

“Em 1998 subi ao palco como solista pela primeira vez para cantar Batatinha e a minha vida mudou”, diz. A partir daí, passou a fazer extensa pesquisa sobre o compositor baiano, foi a Bahia e conheceu a sua família – chegando a ser “eleita” por ela a décima primeira filha de um dos maiores sambistas do País.

Desse trabalho de pesquisa, Adriana Moreira lançou o emblemático disco “Direito de sambar” (2006) sobre a obra de Batatinha. “Recebi da família todo acervo de canções inéditas e muitas fotos. Então, fiz um álbum com algumas inéditas e outras regravações”, relata ela, ressaltando que a escolha de repertório não foi tão simples por que ela tinha a insegurança de estar começando no cenário musical e, ainda, interpretando um artista de referência da música brasileira. Porém, o resultado do registro fonográfico é primoroso.

Sobre o segundo CD “Cordão” (2014), Adriana cita que já tinha experiência em cantar na noite – adquirida no bar Ó do Borogodó, em São Paulo (SP), onde ela se apresenta até hoje em dias variados. Vale a pena entrar na página na internet do Ó do Borogodó aqui para saber quando a cantora está na casa.

“Esse segundo disco é um pouco da minha percepção como mulher, como preta, como candomblecista, como neta de militante, filha de bailarina e músico, sobrinha de foliões de carnaval”, comenta. “É o reencontro com meu ancestral, meu cordão umbilical, mas sem esquecer da nova geração”.

A pesquisa está presente em tudo que essa paulistana faz. “São 20 anos de muita luta, muitos encontros, muitos ‘nãos’, diversos ‘sins’, alegrias, tristezas. Hoje, sei entender certos sinais da vida, sei sentir aquela voz ali dentro do ouvido mostrando o certo”, diz.

Na página do Facebook da Adriana Moreira aqui tem a agenda de shows da cantora em vários lugares celebrando seus 20 anos de carreira – vale muito a pena apreciar o seu enorme talento musical com a voz. 

 

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

7 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

7 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

7 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

9 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

10 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

11 horas ago