Dorival Caymmi: Sargaço Mar

Por mcn

Acrescentando uns pitacos aos belíssimos posts desta semana em homenagem aos 100 anos de Dorival Caymmi, gostaria de falar um pouco sobre a inusitada canção Sargaço Mar.

Quando se for esse fim de som

Doida canção

Que não fui eu que fiz

Verde luz verde cor de arrebentação

Sargaço mar, sargaço ar

Deusa de amor, deusa do mar

Vou me atirar, beber o mar

Alucinado desesperar

Querer morrer para viver com Iemanjá

Iemanjá, odoiá…

Foi a última canção praieira de Caymmi. Última em todos os sentidos. Em termos temáticos, a última da série marinha iniciada nos anos 1940. Em termos poéticos, a última expressão da alma que morre, se dilui na divindade líquida e deixa de existir.

Filosoficamente falando, não concordo muito com essa visão panteísta de Caymmi, mas impossível não se deixar arrebatar pela impactante e estranha beleza de Sargaço Mar.

Há um podcast no site do Instituto Moreira Salles, com texto e narração do músico Paulo da Costa e Silva, destrinchando ponto a ponto essa canção (16 min – aqui):

“Sargaço Mar é uma canção que espanta. Espanta por sua estranha beleza, cercada de mistério. Pela irresistível aura de misticismo que exala. E pela profundidade da sabedoria que ecoa. Ela reflete a maturidade de um mestre absoluto do artesanato da canção. De um criador que durante toda a vida manteve seus olhos fixos no mar”.

Na biografia escrita por sua neta, Stella, há um episódio curioso sobre essa música. A primeira vez que Caymmi a cantou foi num show com Gal Costa, no RJ, em 1976. Caetano Veloso que assistia a estreia, alucinou ao ouvir a canção. Voltou todos os dias da turnê só para ouvi-lo cantar novamente. Uma nova canção de Caymmi era um acontecimento. Depois, tentou de todo jeito a autorização para que Maria Bethânia a gravasse, mas Caymmi não deixou: queria ser o primeiro a registrá-la em disco.

A gravação dele é bonita. Nana e Alice Caymmi e outros também a gravaram. Mas, para meu gosto, a versão de Adriana Calcanhotto com o violão de Gilberto Gil é sublime.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador