Engrenagens Festival Instrumental acontece entre 29 e 31 de outubro

Cada um com seu grupo, os espetáculos serão transmitidos pelos canais da produtora Engrenagens, no YouTube e Facebook.

Nenê

Jornal GGN – Entre os dias 29 e 31 de outubro, os bateristas Nenê e Carlos Ezequiel e o saxofonista Vítor Alcântara, se alternam em apresentações no Engrenagens Festival Instrumental. Cada um com seu grupo, os espetáculos serão transmitidos pelos canais da produtora Engrenagens, no YouTube e Facebook.

NENÊ

Com seu trio, formado ao lado de Alberto Luccas (contrabaixo) e Fabio Leandro (piano), que Nenê irá se apresentar, destacando composições de seus últimos discos como “Primavera”, “Meu Sábado Cai Sempre No Domingo”, e “Pantanal”. Com mais de 50 anos de carreira, Realcino Lima, o Nenê, tem 15 discos lançados em carreira solo, e atuou com grandes artistas de música brasileira como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Elis Regina em discos e turnês mundiais. Natural de Porto Alegre, o baterista e compositor gaúcho chegou a São Paulo em 1966, viveu em Paris entre 1982 e 1995, e fundou o prestigiado Nenê Trio em 2001. Seu estilo como compositor reúne elementos da música brasileira de maneira surpreendente, com muito espaço para improvisação e sem referências rítmicas óbvias.

VÍTOR ALCÂNTARA

Tendo o saxofone como destaque natural, o quinteto de Vitor Alcântara inclui um segundo saxofonista, Josué dos Santos, além de Gustavo Bugni (piano), Sidiel Vieira (contrabaixo), e Carlos Ezequiel (bateria). O saxofonista Vítor Alcântara vem de uma das mais respeitadas famílias de músicos de São Paulo, e é um dos grandes nomes do saxofone no Brasil com uma carreira de mais de 3 décadas. Traz em seu currículo atuações ao lado de artistas como Airto Moreira, Banda Mantiqueira, Soundscape Big Band Jazz e Sizão Machado, tendo participado de inúmeras turnês pelo Brasil, América do Sul, Europa e EUA. Lidera o Vítor Alcântara Quinteto, cujo repertório é baseado em temas de jazz envolvendo arranjos e improvisações coletivas.

CARLOS EZEQUIEL

O baterista Carlos Ezequiel se apresenta ao lado dos músicos Josué dos Santos (saxofone), Gustavo Bugni (piano) e Noa Stroeter (contrabaixo). O grupo irá apresentar músicas de seu CD “Circular”, lançado em 2018, bem como do inédito “Circular II”, que será lançado pelo selo suíço InMelo Music em 2022. Carlos Ezequiel é baterista, compositor e produtor. Com mais de 20 anos de carreira, sua biografia inclui seis discos em parcerias ou em carreira solo, e atuações no Brasil e no exterior com artistas como Airto Moreira, Letieres Leite, Kurt Rosenwinkel, David Binney, Lage Lund, George Garzone e Sizão Machado, entre outros. Participou de turnês pela América do Sul, Japão, Índia e Europa – em 2019, foi destaque em um dos maiores templos do jazz europeu, o Ronnie Scott`s Jazz Club, em Londres. Seu trabalho como compositor combina a sonoridade do jazz moderno e da música instrumental brasileira com referências da música africana e indiana.

SERVIÇO

29/10 – sexta-feira

19 horas: Nenê

21 horas: Vítor Alcântara

30/10 – sábado

19 horas: Carlos Ezequiel

21 horas: Nenê

31/10 – domingo

17 horas: Vítor Alcântara

19 horas: Carlos Ezequiel

Transmissão ao vivo pelos canais:

www.youtube.com/engrenagensproducoes

www.facebook.com/engrenagensproducoes

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador