Eliane Dias e o desafio de produzir os Racionais MC’s

Enviado por Nilva de Souza

Da Vice

Se dependesse da Eliane Dias, o Racionais MC’s seria uma Beyoncé
 
By Beatriz Moura
 
Como manejar personalidades e vontades e ainda impulsionar a carreira do maior grupo de rap do Brasil? Ambição, respeito e humor parecem ser a fórmula de Eliane Dias, produtora dos Racionais MC’s. “Como mulher de negócios, tem dois homens que eu gostaria de ser: ou o Barack Obama ou o Jay-Z. Então o Racionais seria uma Beyoncé”, brincou ela em palestra este mês no Pulso, ocupação de música independente que encerra esta semana, após um mês de atividades, no Red Bull Station. 
 
Além de produtora dos Racionais MC’s, Eliane também é advogada e mulher do Mano Brown, mas nem por isso o trabalho ficou mais fácil. “Sou capaz de cuidar de um ET agora. Existe o planeta Terra, existe o planeta Racionais, existe o planeta Fãs do Racionais e existe o planeta Mano Brown.”  

 
O jeito particular de cada um dos Quatro Pretos Mais Perigosos do Brasil também torna o trampo um pouco mais difícil. “O Edi, na sua introspectividade, faz a coisa acontecer. O Blue é megalomaníaco. O KL Jay só fala a verdade, que homem insuportável [risos[. E o Brown é um ponto de interrogação, não consigo entender aquele cara. Tudo que ele fala tá certo, é foda. E aí junta esses quatro caras e cada um faz a coisa do seu jeito.”
 
Mas a genialidade dos quatro é que faz o grupo funcionar há 26 anos assim, e pôde dar como resultado o Cores e Valores. “Esse disco que eles lançaram agora tá lá na frente. Não é qualquer um que consegue entender. Quem é que ouve um disco mais de 15 minutos? A gente não tem paciência pra isso. E eles tiveram essa sacada”.
 
Apesar do desafio de conciliar quatro caras completamente diferentes e de profissionalizar o grupo, a produtora faz questão de impôr algumas condições. A abertura dos shows da última turnê do Cores e Valores, por exemplo, foi toda feita por artistas mulheres. “Cantora de rap mulher, negra, da periferia não tem credibilidade. A gente tem que ser muito homem pra fazer as coisas acontecerem”. Segundo ela, eles não curtiram a ideia logo no começo muito não, porque “não cabe mulher no show dos Racionais”. “Como assim? E cabe mulher para trabalhar para vocês na produção? Na ‘cozinha’ serve, mas para cantar não pode?”. 
 
Assista a palestra na íntegra abaixo, e leia mais sobre o Pulso no site da Red Bull.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador