Faça música brasileira, dizia Mário de Andrade

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Gilberto Cruvinel

“Sobre esse negócio do crítico, o grande crítico na minha vida foi o Mário de Andrade. Ele me deu muitos conselhos, eu digo: não conheci o Mário de Andrade. Cheguei a vê-lo lá no Rio, assim, “aquele é o Mário de Andrade”. Mas esses conselhos que eu recebi foram naquele livro dele, aquele livro da música, Pequena história da música, no tempo em que eu ainda podia ler. Eu ainda podia ler na cama. Os óculos, não tinha óculos, não tinha nada disso. Agora, tem a televisão. Então, o conselho do Mário de Andrade era o seguinte: se você for medíocre, faça música brasileira, se for mais ou menos, faça música brasileira e se for um gênio, faça música brasileira, porque lá fora está cheio de grandes músicos.”.

Tom Jobim, Entrevista no programa Roda Viva em 20/12/1993, respondendo ao crítico e produtor musical Zuza Homem de Mello

Chico Buarque – Paratodos

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar disso, Tom Jobim foi

    Apesar disso, Tom Jobim foi injustamente acusado de fazer música americana pelo grande pesquisador Tinhorão, tantas vezes equivocado por seu nacionalismo ilusoriamente purista. Não existe pureza em cultura. Tudo é mistura. A música brasileira é um cadinho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador