Fest Bossa & Jazz começa nesta quarta com oficinas e shows em Natal

por Nicolau de Souza

Falta pouco para os natalenses, visitantes e curiosos prestigiarem a segunda etapa da edição 2016 do Fest Bossa & Jazz e com ela aproveitar vários momentos de interação e aprendizado. A partir desta quarta-feira (24), além dos grandes shows nos palcos com artistas locais, nacionais e internacionais, o público pode participar de outras maneiras, como por exemplo, através das oficinas e workshops.

Nesta quarta-feira (24), haverá duas sessões da oficina “Construção de Instrumentos com Material Reciclável”, no SESC Zona Norte, localizado na Rua Paranduva, 2873, Conjunto Santa Catarina. A primeira, das 8h às 11h e a segunda das 14h às 17h. Já na quinta-feira (25), outras duas sessões dessas oficinas acontecem no SESC Cidadão de Ponta Negra, na Rua João Norberto, 444, Vila de Ponta Negra.  Sendo uma das 9h às 12h e outra das 14h às 17h. Lembrando que toda a programação do Fest Bossa & Jazz é gratuita.

Durante as oficinas ministradas pelo músico e artesão Alexandre Ferro e sua assistente Adriana Freitas, os participantes aprendem a confeccionar alguns tipos de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis como: bobinas de papelão, garrafas plásticas e tampinhas. Alexandre fica responsável por todo o material necessário, mas sugere que os alunos levem latas (de leite, achocolatado, tinta) vazias e garrafas pet.  
Workshops

Os workshops também vão acontecer nos dias 24 e 25 em Natal. Para os interessados em violão, o multi-instrumentista com 50 anos de carreira, Filó Machado (SP) estará a partir das 14h, na Escola de Música da UFRN. Ele abordará ao lado de Felipe Machado, harmonia, improvisação, condução rítmica e escolha de repertório.

Para os amantes de piano, no dia 25, Débora Gurgel adentra, às 14h a Escola de Música da UFRN, com sua experiência para abordar o tema “Arranjo na música popular brasileira”.

Leia também:  Muito prazer, Helena Ribeiro!

Shows

A segunda etapa do Fest Bossa & Jazz dispara o relógio para dar início ao Circuito 2016, com atrações locais, nacionais e internacionais compondo a programação gratuita. Após duas semanas de seleção ocorrida dentro das Prévias do Fest Bossa & Jazz Circuito 2016, o edital “Novos Talentos do RN” divulga os nomes dos vencedores que farão parte da programação deste grande Festival. Integram a equipe de artistas, o compositor, arranjador e pianista Frank Lemos (Palco Natal) e o jovem guitarrista e violonista, Nino Costa (Palco Pipa).

O palco da Praça Ecológica de Ponta Negra vai esquentar nesta quarta-feira (24), após às 20 horas, com as seguintes atrações musicais: Clara Menezes, Frank Lemos, selecionado do “Novos Talentos do RN”; violonista Filó Machado (SP), Dani e Débora Gurgel Quarteto (SP), além das atrações do jazz internacional Grana Louise e Mark Lambert, dos Estados Unidos (EUA).

O Festival conta com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia e Oi através do Governo do Estado do Rio Grande do Norte pela Lei Câmara Cascudo com apoio cultural da Oi Futuro, Cyrela Plano & Plano, SESI Sistema FIERN, Luck Receptivo, parceria do SESC Sistema Fecomércio, Castelo Casado – Iluminações e Estrutura e promoção da Inter TV Cabugi. A realização fica por conta de Juçara Figueiredo Produções, Secretaria de Turismo do Governo do RN, RN Sustentável e Emprotur através do Banco Mundial.

Para mais informações, acesse www.festbossajazz.com.br ou acompanhe as novidades pelas mídias sociais do Festival.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. Regalos de Navidad

           RESENHA DO LIVRO A HISTÓRIA DOS JUDEUS E O AUTOR DO LIVRO É SIMON SCHAMA

     

     

              O livro A HISTÓRIA DOS JUDEUS tem um grande conteúdo escrito pelo autor. Descreve com detalhes como eram os judeus 1000 ac – 1492 dc. O povo judáico possui um Deus do Céu e acreditam em Moíses como um Deus também. Declara que o começo de tudo foi entre os egípcios que na sua terra existiam os Faraós, e Moíses lutou contra seus inimigos levando consigo os judeus para se libertarem e alcançarem a salvação distantes de seus opositores. Depois, Moíses vai em busca da terra de Canaã. Tem o seu encontro com Deus que o revela os Mandamentos Sagrados no Monte Sinai.

              Muitas lutas ocorreram e os escribas escreveram a Torá que é a Bíblia Sagrada dos judeus. Existia o fato que superaram várias guerras e batalhas durante suas vida para a sobrevivência da sua respectiva religão. O livro conta sobre as épocas comemorativas que eram realizadas Antigamente. Templos eram erguidos e também existiram os Reis de Judá, onde seu último descendente foi Joaquin. Josias também fora um Rei e foi encontrado um livro com informações importantes hebráicas durante seu reinado. A língua escrita nos dias atuais é o hebráico quadrado. Possuiam costumes e uma cultura que foi preservada nos dias atuais.

              Na Fortaleza de Elah ocorreu o duelo entre Davi e Golias. A Grécia esteve sempre na mistura dos judeus. E em Roma existiram Júlio César que foi assassinado, Marco Antônio que morreu e Augusto ficou vivo. Heródes existiu e comandou e mandou construírem um grande templo perto do Nilo. O Messias Jesus de Nazaré fez o cristianismo existir para sempre e foi Pilatos que condenou Jesus à morte. A Antioquia foi um lugar judeu- cristão, onde ocorreram preconceitos religiosos. E depois de um período de muito conflito o cristianismo foi aceito completamente em Jerusalém.

              O escritor do livro conta- nos períodos sobre como os rabinos seguiam a Torá e os costumes israelitas. Achei importante quando o livro fala que a Torá foi escrita pela Judeia e não pelo Egito. Descreve como poucos de maneira mística os acontecimentos que ficam na memória das pessoas até hoje. 

  2. Liderança em Paz y unidos

     

     

    Sempre o Fluminense
    aquele que disciplina
    eternamente existirá
    mostrando garra
    explosão dos torcedores
    orgulho dará
    com muitos gols
    suas cores brilharão
    força e paixão
    combinarão numa taça
    que felicidade
    time da mocidade

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome