Encontro de Batuqueiros no Distrito Federal

Jornal GGN – Desde terça-feira desta semana (11) até o próximo domingo (16), o Distrito Federal recebe o festival São Batuque 2014, que celebra a tradição cultural dos tambores, com oficinas de percussão e shows musicais. A programação para o final de semana conta com Encontro de Batuqueiros e Encontro de Capoeira.

Enviado por Assis Ribeiro

“São Batuque”: Festival que celebra a cultura dos tambores ocorre até domingo no DF

Do Brasil de Fato

Programação gratuita oferece shows e oficinas de percussão; apresentações acontecem em centros de tradição da cultura popular e de terreiros da região

A partir desta terça-feira (11), o Distrito Federal recebe o festival “São Batuque 2014”, evento que celebra a tradição cultural dos tambores no país. A programação, que ocorre gratuitamente e vai até o próximo domingo (16), oferece oficinas de percussão e shows musicais.

No final de semana, na Praça dos Orixás, na Prainha – na orla do Lago Paranoá, ocorrerá nove apresentações musicais do DF e de Pernambuco.

No sábado (15), as atrações serão os grupos Côco de Xambá Bongar, Filhos de Dona Maria, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e Canto Negro. Já no domingo (16), terá o “Encontro de Batuqueiros” e, em seguida, se apresentam Ilê Axé Oyá Bagan e Alafin Oyó. Às 18h, ocorre o “Encontro de Capoeira”, com Angola Nzinga e Nzambi. Quem fecha a programação é a pernambucana Karynna Spinelli.

Oficinas

Além das apresentações musicais, uma série de oficinas acontece em centros de tradição da cultura popular e de terreiros. Os espaços escolhidos são as sedes do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (Asa Sul), dos Filhos de Dona Maria – Balaio Café (Asa Norte), Ilê Axé Oyá Bagan (Núcleo Rural do Córrego do Tamanduá) e Templo Espiritual Rosa Branca (Samambaia).

O ex-percussionista do Cordel do Fogo Encantado, Nego Henrique, o batuqueiro do Afoxé Alafin Oyó, Fabiano Santos, e o grupo Bongar, da Nação Xambá, participarão das oficinas.

O festival

O festival São Batuque nasceu em 2007, com o intuito de possibilitar ao público e aos artistas convidados um “mergulho nos diversos ritmos que compõem e que influenciam a música e a história brasileiras, destacando a singularidade e a pluralidade de nosso povo por meio dos instrumentos percussivos”.

O evento promove o encontro de artistas e mestres de manifestações artísticas com foco nas culturas de terreiro, como o samba de terreiro – pisado e de roda, o coco de xambá e o afoxé.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador