Filme Ensaio sobre o Silêncio aborda música de João Gilberto

Por Marina Gadelha 

“Ensaio sobre o Silêncio”, de Zeca Ferreira: uma homenagem à arte de João Gilberto

“Talvez eu queira voltar à época em que era menino. Desde então aprendi coisas demais e elas aparecem na minha música. Por isso, agora eu tenho que refinar e refinar, até conseguir voltar à verdade simples tal como quando era menino”

“Ensaio sobre o Silêncio”, longa-metragem de Zeca Ferreira, exibe a gravação em estúdio do CD “Silêncio” (independente, distribuição do Canal Brasil), do cantor paulista Renato Braz, ao lado do clarinetista e saxofonista Nailor Proveta e do violonista Edson Alves, em torno de um repertório célebre na voz de João Gilberto. O documentário mostra os bastidores do registro de canções como “Avarandado”, “Caminhos Cruzados” e “Estate” e as conversas dos músicos, que se estendem acerca de timbres, acordes, ritmos e, sobretudo, do silêncio, em toda sua complexidade e poesia. “O suingue está no silêncio”, arrisca Alves.

Em uma homenagem à arte de João Gilberto, “Ensaio sobre o Silêncio” passeia pela sonoridade do mestre baiano da MPB, enquanto intercala as imagens no estúdio paulista Cia do Gato com as de uma tranquila Juazeiro (BA), cidade natal, da infância e da possível memória de João. “Filmamos uma Juazeiro atemporal, parecida (imagino) com a da época em que João Gilberto viveu. No filme, não falamos no João, mas ele está presente o tempo todo, no repertório, nas conversas e silêncios. É um filme sobre a sua música, o ambiente e as condições que a tornaram possível”, sugere o diretor.

O filme é uma co-produção da Afinal Filmes, Cafu Filmes e Canal Brasil e terá sua estréia dentro do festival In-Edit Brasil, dia 11 de maio de 2013, às 17h30, no MIS (Avenida Europa, 158, Jardim Europa), na cidade de São Paulo.

Ficha Técnica:

Direção: Zeca Ferreira

Produção: Zeca Ferreira, Marcelo Pedrazzi e Júlio Carvana

Fotografia: Andrés Boero Madri

Som: Etienne Chambolle

Edição: Marcelo Pedrazzi

Duração do filme: 1h15

Músicas na ordem em que aparecem no filme:

“Eu vim da Bahia” (Gilberto Gil)

“Bahia com H” (Denis Brean)

“Preconceito” (Wilson Batista e Marino Pinto)

“Avarandado” (Caetano Veloso)

“Caminhos Cruzados” (Tom Jobim e Newton Mendonça)

“Acapulco” (João Gilberto)

“Farolito” (Agustín Lara)

“Doralice” (Dorival Caymmi e Antônio Almeida)

“Louco” (Wilson Batista e Henrique de Almeida)

“Estate” (Bruno Martino / Bruno Brighetti)

“Eu Sambo Mesmo” (Janet de Almeida)

Currículo Zeca Ferreira

Zeca Ferreira é formado em história pela Unicamp, com mestrado em cinema pela USP, tendo trabalhado nas áreas de direção e produção de cinema e televisão pelos últimos dez anos. Foi assistente de importantes realizadores brasileiros, como Nelson Pereira dos Santos (Raízes do Brasil I e II, Brasília 18% e Português, a língua do Brasil) e Hugo Carvana (Casa da Mãe Joana). Como diretor, lançou em 2009 o documentário de média-metragem Terreiro Grande, exibido em festivais em países como Chile, Cuba, além do Brasil. No final do mesmo ano lançou o curta-metragem Áurea, exibido em mais de 60 festivais em países como: Canadá, Portugal, Inglaterra, Espanha, Chile, além do Brasil. Com esse filme conquistou 25 prêmios em festivais como: Cine PE (melhor curta digital, melhor edição, prêmio da crítica e prêmio especial do júri), Vitória Cine e Vídeo (melhor curta-metragem digital), entre outros. Em 2012, lançou seu segundo curta-metragem, já exibido em ceca de 10 festivais, como o ZINEBI (Bilbao – Espanha), Festival de Cinema Digital de Jericoacoara(CE), CineOP (MG), CineBH, Curta Cinema (RJ), entre outros. Em 2013 lança seu primeiro longa, o documentário “Ensaio sobre o silêncio”, uma co-produção da Afinal Filmes, Cafu Filmes e Canal Brasil

Sessão no In-Edit Brasil

MIS-SP. Sábado, 11/05, 17h30. Grátis

Sessão apresentada pelo diretor, seguida de show com os protagonistas do filme: Renato Braz, Edson Alves e Nailor Proveta.

https://vimeo.com/64449352

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador