Grande parceiro de Luiz Gonzaga, João Silva sai de cena

Por Laura Macedo

Amigos, uma notícia triste. O compositor João Leocádio da Silva, João Silva, 78 anos, pernambucano de Arcoverde e um dos grandes parceiros de Luiz Gonzaga, foi encontrado morto (hoje, 6 de dezembro de 2013), em seu apartamento no bairro de Boa Viagem. A provável causa foi um infarto. Fonte aqui.

Em 2009 fiz um post onde revelo, até então, meu desconhecimento sobre a importância de João Silva para a música nordestina/brasileira. Veja aqui.

João Silva bateu o recorde de composições feitas em parceria com o Rei do Baião, totalizando 64. Confesso que até agosto de 2009 eu desconhecia a dimensão da obra (64 composições) da dupla e acredito que muitos também. João Silva residiu por 48 anos na periferia do Rio de Janeiro, fez carreira, formou família, conheceu, produziu e foi parceiro de Luiz Gonzaga em muitas músicas de sucesso, como “Danado de bom”, “Pagode russo” , “Sanfoninha choradeira”, ”Meu Araripe”, “Sequei os olhos”, “Cidadão sertanejo” e “Forró de Ouricuri”.

João Silva tem sua história retratada no filme documentário “Recordações Nordestinas – A História de João Silva“, a ser lançado em breve, direção de Deborah Brennard Mendes e produção executiva de Mariana Brennard Fortes, que objetiva perpetuar a musicalidade nordestina para o Brasil e o mundo e divulgar esse grande parceiro de Luiz Gonzaga. Fonte aqui.

 

 

Laura Macedo

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador