Homenagem ao Maestro Oscar Castro Neves

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 Oscar Castro Neves

 

 

OSCAR CASTRO NEVES, Cantor, violonista, compositor, arranjador e produtor, um dos principais nomes da bossa nova, faleceu dia 27 de setembro, em Los Angeles. O Maestro morava nos Estados Unidos há mais de 40 anos, havendo-se tornado um porta-voz da música brasileira no exterior. Seu currículo inclui trabalhos com Stan Getz, Sérgio Mendes, João Gilberto, Tom jobim, Vinícius de Moraes, Michael Jackson, Steve Wonder e Paul Winter e muitos outros. Oscar Castro Neves fez arranjos e harmonias majestosas,exemplificando com um de seus maiores clássicos, CHORA TUA TRISTEZA.

 

 

“A todos os amigos, amigos músicos, membros da família, temos nós, Mario, Maria Lina e eu, irmãos e irmã de Oscar, a tristeza de anunciar seu pacífico falecimento ontem à noite, dia 27 de setembro 2103 em Los Angeles, California, tendo ao seu lado sua amada esposa, Lorry e queridas filhas, Bianca e Felicia. Nosso inesquecível Oscar nos deixou com muito amor para o Eter”.

Nota divulgado por Pedro Paulo, irmão de Oscar Castro Neves.
A biografia oficial de Oscar Castro Neves poderá ser lida através do linkhttp://www.oscarcastroneves.com/biography.html

 

 

 

Nossa sincera homenagem ao Maestro Oscar Castro Neves, que partiu, nas palavras de sua família, com muito amor para o Eter. O Maestro partiu, porém permanecerá sempre entre nós através de suas composições e arranjos magníficos, enfim, de sua excelente música.

 

Vídeos:

 

Alaíde Costa – LÁGRIMA

http://youtu.be/ESfWPdoHOfE]

Dulce Nunes – ONDE ESTÁ VOCÊ

http://youtu.be/KpT7zvliEtA

Oscar Castro Neves – CORCOVADO

[video:http://youtu.be/JUE9GaBgiBQ

Fontes: 

http://www.oscarcastroneves.com/biography.html

https://www.youtube.com/user/lucianohortencio

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um dos fundadores e pilares da Bossa Nova

    Nobre, discreto, humilde e gentíssima. Um discreto gigante mundial da música.

    Ao ver e me envolver na triste notícia pensei também em solicitar ao nosso Luciano um resumo de sua obra. Pretensão minha, pos já o fez, inclusive com a mesma Chora Minha Tristeza de que primeiro lembrei. Obrigado de novo Hortêncio.

    Oscar, um marinheiro de primeira hora na esquadra da Bossa Nova, um dos primeiros e mais importantes disseminadores da Nossa Bossa, embora menos badalado, peça importante para mostrá-la no Carnegie Hall e para  tantos outros nome mundiais da mídia e na musica.

    Além dos já citados pelo Luciano, foi professor, aluno, promotor e parceiro de nomes como Quncy Jones, Dizzie Gillespie, Lalo Schifrin, Moacir Santos, Barbra Streisand, Ella Fitzgerald, Toots Thielemans, Airto Moreira e Flora Purin, Sergio “Stanislaw” Porto e o Quartetp em Cy, Herbie Hancock, Laurindo de Almeida e o “comiê fundador” do movimento, com nomes como como Carlinhos Lyra, João Gilberto, Menescal, Boscoli, Vinicius, Tom, Baden Powell e tantos outros, além de sua emblemática intrérprete, a nossa Alaíde Costa.

    Como curiosidade e curtidor de automobilismo clássico que sou, lembro-me, ainda visualmente, de sua Mercedinha branca esporte, asa de gaivota dos anos 50.

    Ou em certa época, de seu insistente treinamento de um mindinho no violão, apesar de ser considerado um nos maiores no instrumento.

    Obrigado, Oscar, por continuar conosco, deixando sua melhor parte para nós.

    1. Ed! Ed Logado! Ed não logado…

       

      Amigo Ed!

       

      Teu  excelente comentário vale por todo o Post.

      Muito obrigado por isso e pela forma gentil e atenciosa com que se refere à minha pessoa. Muito obrigado mesmoooooooooooooooooo!!!

       

      Abraço fraterno do luciano

       

    1. Obrigado, amiga Laura Macedo!

       

      Amiga Laura,

       

      O comentário do Ed vale por todo o Post. Excelente!

      Muito obrigado pelos dois excelentes vídeos. Se o Ed não aparecer novamente por aqui, agradeço pelos dois!

       

      Abração do luciano

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador