Homenagem da Jazz Sinfônica a Moacyr Luz funde samba com a música clássica, por Augusto Diniz

samba do Trabalhador

Homenagem da Jazz Sinfônica a Moacyr Luz funde samba com a música clássica

por Augusto Diniz

Será neste sábado (29/9), no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), que a orquestra Jazz Sinfônica Brasil realiza homenagem ao cantor e compositor Moacyr Luz. Trata-se de uma apresentação que fundirá a música clássica com o samba.

“É outra dimensão. Algo mais cadenciado. Ganha contornos eruditos, mas o popular continua ali. Me emociona demais isso”, diz Moacyr Luz sobre a homenagem.

“Eu ousadamente venho propondo uma harmonia mais rebuscada, sem perder a essência do samba. Acho que essa história maravilhosa da orquestra, de fazer essa junção, explicar musicalmente essa função. Isso me enche de alegria”, completa.

O repertório do concerto contará com 16 músicas de Moacyr Luz com seus parceiros. Segundo o músico, oito arranjadores sob a coordenação do maestro Fábio Prado já transcreveram as peças. A regência do concerto será de João Maurício Galindo.

O Samba do Trabalhador – grupo que Moacyr Luz comanda – executará quatro músicas ao lado da orquestra. O concerto em homenagem ao cantor e compositor ainda terá a presença de um timaço de cantoras: Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Fabiana Cozza, Marina Iris, Grazzi Brasil e Ana Costa.

“O Samba do Trabalhador é meu orgulho pessoal”, ressalta sobre a participação do grupo. Com relação às intérpretes convidadas, ele diz que de alguma forma elas já cantaram suas composições. “É uma característica da música brasileira: a cantora. É uma tradição”, justifica a presença delas.

Moacyr Luz completou 60 anos em 5 de abril. Um dia antes fez um show no Teatro Municipal de Niterói (RJ) com vários convidados. No meio do ano, lançou seu 14º CD (incluindo os quatro projetos com o Samba do Trabalhador), o “Natureza e fé”.

Nesse ano também já lançou um livro e assinou a produção de um disco de composições suas com Sereno, do Fundo de Quintal, interpretado por um dos músicos do Samba do Trabalhador, o Nego Alvaro – este trabalho inclusive já está na rua. Mas podem esperar mais de Moacyr Luz até o final do ano…

No foyer do teatro será montado o bar Pirajá, recriando o clima do Rio – às 17h30 o Samba do Trabalhador fará uma breve roda neste espaço para recepcionar em alto estilo os presentes. O concerto está marcado para às 20h30. Saiba mais da homenagem da Jazz Sinfônica Brasil a Moacyr Luz aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador