Nat King Cole por João Máximo na rádio Batuta

A Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, tem muitos méritos. Um dos maiores é ter trazido de volta à música o autor da mais notável biografia musical, a de Noel Rosa: João Máximo.

Seus programas especiais têm sido notáveis. Como essa série em três capítulos sobre a vida musical de Nat King Cole, o jazzista, o cançonetista e o intérprete de trilhas de filmes.

Informação, discernimento, para selecionar e sintetizar os episódios mais relevantes, e um conhecimento musical a toda prova.

Nat King Cole – rádio Batuta

 

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que maravilha, Nassif! Obrigado! Sou ouvinte do “Foro de Teresina” desde o primeiro programa e eles sempre diziam que tinha sido gravado nos estúdios da “Rádio Batuta”, mas nunca tinha escutado essa rádio. Passarei a ser assíduo.

    Acabo de ouvir o primeiro programa, estou indo para o segundo. Um grande momento da carreira de jazzista do Nat, que o João Máximo não menciona, foi uma sessão que ele fez como sideman do gigante Lester Young (irmão do baterista Lee Young que o Máximo menciona), pela Clef Records do Norman Granz (que se tornaria a Verve) em 1946. Sublime! Abaixo, o ponto máximo dessa sessão, “I Want to Be Happy”:

    https://www.youtube.com/watch?v=SfudwTNz22w

    Uma curiosidade que é interessante mencionar é que a canção “Nature Boy” era a favorita da ainda clandestina comunidade gay dos EUA, por causa dos versos

    “The greatest thing you’ll ever learn
    Is just to love and be loved in return”.

  2. Sobre o episódio 2, uma curiosidade: Nat King Cole conheceu a música “When I Fall in Love” ao ouvir a cantora e pianista Jeri Southern em um nightclub em Los Angeles. Inclusive, a primeira gravação dessa música é da Jeri, pela Decca, em 1952 ( https://www.youtube.com/watch?v=z-z8xNPEyyU ). Para quem quiser saber mais sobre essa musicista genial, que abandonou a carreira no início dos anos 60 por ser muito tímida, um podcast muito bem produzido (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=z-z8xNPEyyU

    Uma das minhas cantoras favoritas, tenho todos os seus discos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador