Leo Peracchi – Mestre da Instrumentação Moderna Brasileira

Leo Peracchi (30/9/1911 – 16/1/1993) atuou como regente, pianista, professor e compositor, tornando-se um dos grandes Mestres da Instrumentação Moderna Brasileira.

Sua atuação como professor foi, junto à de regente-arranjador, uma constante em toda a sua vida. Ensinava principalmente harmonia, composição, arranjo e orquestração. Leo Peracchi teve enorme importância como formador de músicos e incentivador de jovens artistas brasileiros.

Era amigo de Villa-Lobos, que o solicitava para ler no piano novas partituras orquestrais. Um belo dia levou Tom Jobim para conhecê-lo – a história deste encontro, e das conversas entre os três, foi mais tarde contada por Tom em diversas oportunidades.

Segundo Eduardo Gudin, Tom era muito reservado no que dizia respeito aos seus estudos musicais. Isso sempre foi um mistério na sua biografia. Chega a ser lacônico, só mudava quando pronunciava o nome de Leo Peracchi: “Aí eu chamava meu professor Leo Peracchi. O Leo sabe tudo.” (palavras de Tom Jobim em seu último especial para a TV Cultura).

O importante é que o público tenha a oportunidade de apreciar a estética da sua obra para que, enfim, se faça justiça a este gênio da batuta. Saiba mais aqui.

VÍDEOS:

– “Pensando em ti” (Paulo Tapajós) # Orquestra Leo Peracchi

– “Maringá” (Joubert de Carvalho) # Paulo Tapajós e Orquestra/Coro Leo Peracchi.

– “Se eu morresse amanhã” (Antônio Maria) # Renata Fronzi e Orquestra Leo Peracchi.

– “O Mestre Leo Peracchi e a Jazz Sinfônica – Canções de Tom e Vinícius” #  Céline Imbert, Mônica Salmaso, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Vânia Bastos, Jane Duboc e Myriam Peracchi (filha de Leo) como solistas.

Laura Macedo

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Herança italiana

    Felizmente a herança italiana no Brasil vai muito além da política.

    Nesse campo eles são insuperáveis. Quem nasceu pra Roberto Marinho nunca chega a Berlusconi!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador