Letônia recebe primeiro festival de música brasileira

Jornal GGN – A música brasileira irá ecoar pelo leste europeu nas próximas semanas de setembro. Entre os dias 18 e 22, a cidade de Riga, capital da Letônia, receberá pela primeira vez um festival dedicado à música brasileira. Serão diversos concertos, palestras e workshops com artistas do Brasil e de outras partes do mundo.

Brazilian Baltic Festival é uma iniciativa de duas brasileiras, a cantora Marianna Leporace, da produtora Sandra De Paoli, e da residente na Letônia, Solange Karlauskis, que há cinco anos desenvolve um trabalho de difusão da música brasileira em Riga, por meio do programa Conexão FM Brasil, na Rádio Naba. Com o festival, as mulheres da música pretendem intensificar a presença da cultura brasileira nos países bálticos, instigando os músicos locais a se aventurarem neste universo.

O Festival irá abraçar seis concertos, que contará com os brasileiros Marianna Leporace, com seu repertório de MPB; Felipe Radicetti, compositor e pianista, marcado pela música autoral; e Sheila Zagury, também pianista, que levará um programa de choro especialmente selecionado para o festival.

Também farão parte da festa artistas que vivem em Portugal, como os brasileiros Fred Martins (compositor e intérprete) e o duo Djâmen Faria (violão) e Diego Guanabara (bandolim). Esta última dupla preparou uma seleção brasileira de música instrumental para o evento.

Completa a programação, o trio da Letônia formado pela cantora Jolanta Gulbe, o saxofonista e flautista Deniss Pashkevich e o guitarrista  porto-riquenho Neff Irizarry, que também selecionaram um repertório de clássicos brasileiros para o festival. Ainda, alguns shows contarão com a participação de um artista jovem letão.

Leia também:  Ah jacu sofrido!!!

Os concertos acontecerão no Rigas Makslas Telpa e os artistas também ministrarão palestras e workshops no Jāseps Vītols Latbijas Muzikas Akdemija (Conservatório de Música da Letônia) e no Rigas Doma Kora Skola, em uma ação de intercâmbio entre o músico letão com a música brasileira e seu repertório.

Programação de workshop

Dia 18 de setembro – Jāseps Vītols Latbijas Muzikas Akdemija

10h –  Felipe Radicetti – Música para Cinema   

12h – Marianna Leporace – Bossa Nova

13h30 Fred Martins – Período Pós Bossa Nova

Dia 19 de setembro – Jāseps Vītols Latbijas Muzikas Akdemija

10h – Felipe Radicetti – Música para Cinema   

15h – Jolanta Gulbe – Ritmos brasileiros

Dia 20 de setembro – Jāseps Vītols Latbijas Muzikas Akdemija

12h – Sheila Zagury – Choro

Dia 20 de setembro – Rigas Doma Kora Skola

14h30 – Djâmen Farias / Diogo Guanabara – Ritmos Brasileiros

Programação de shows

Dia 20 de setembro – Jolanta Gulbe-Pashkevich / Fred Martins

Dia 21 de setembro – Sheila Zagury / Djâmen Farias & Diogo Guanabara

Dia 22 de setembro – Felipe Radicetti / Marianna Leporace

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome