Mais completo livro de música instrumental ganha versão brasileira

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagem: Reprodução/InternetA versão do Real Book Brasil está disponível para os sistemas Android e iOS.

Jornal GGN – Uns dos maiores acervos de música instrumental, em forma de livro, acaba de chegar ao Brasil. E na versão nacional, em formato de aplicativo, o público poderá conferir conteúdos de todos os gêneros instrumentais produzidos atualmente. Com uma centena de músicos de todas as regiões brasileiras, o Real Book Brasil está disponível para os sistemas Android e iOS.

O primeiro Real Book, criado nos EUA na década de 70, apresentava partituras originais do jazz americano e tornou-se referência mundial na música instrumental, com versões que chegaram a países como Itália, Chile e Letônia. Já a versão brasileira, no formato de aplicativo, disponibiliza aos usuários obras, partituras, informações sobre o compositor, releases e contatos para shows.

Idealizado pelo músico Lupa Santiago e com o intuito de aproximar a população da produção instrumental nacional e também mundial, o projeto pretende colaborar como uma ferramenta de trabalho e fonte de pesquisa musical, além de ser um canal de divulgação da música e de compositores brasileiros.  

“O Real Book em outros países se consolidou como o mais completo registro de compositores, sendo consultado em todo o mundo.”, contou Lupa. Também fazem parte da iniciativa os artistas Amilton Godoy, Edu Ribeiro, Filó Machado, Roberto Menescal, Romero Lubambo, André Marques, Nelson Faria, Gabriel Grossi, entre outros.

“Os exemplos que temos em outros países foram lançados em décadas passadas na versão impressa. E mesmo assim, tiveram tiragens expressivas dentro e fora de seus territórios. Imaginamos que transformando a ideia com recursos tecnológicos atuais, facilitaremos não só o acesso, já que o custo para o usuário é menor, como também aumentaremos o alcance e transformaremos a ferramenta numa verdadeira mídia da música instrumental brasileira”, completou Rodrigo Morte, coordenador editorial do Real Book Brasil.

A versão desenhada por Luciano Murino contará com atualizações e inclusões no acervo. O trabalho é desenvolvido por diversos profissionais da música, jornalistas e advogados.

Assine
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador