Mauro Senise, um músico gregário e profícuo, por Aquiles Rique Reis

Um músico gregário e profícuo

por Aquiles Rique Reis

Tenho na mão o CD que, certamente, logo será referência para Johnny Alf, um dos maiores cantores e compositores brasileiros: Mauro Senise toca Johnny Alf (Biscoito Fino).

Pesquisadores e estudiosos da música brasileira dizem que o precursor da bossa nova foi ele, o pianista Johnny Alf. Ao ouvirmos algumas de suas composições aqui tocadas pelo flautista e saxofonista Mauro Senise, identificamos características que, de fato, remetem à bossa nova, cujo início se deu logo após a arte inovadora de Alf ser ouvida.

“Rapaz de Bem” e “Ilusão à Toa” traziam em sua concepção indicações do DNA bossanovista. Por outro lado, no Festival de Música Brasileira, em 1967, a sua “Eu e a Brisa” conquistara honrosa participação – apesar dos elogios, este ainda não foi o momento condizente com o talento de Alf. Sabido como pianista, compositor e cantor “da noite”, foi assim, entre altos e baixos, que fluiu a carreira de Alfredo José da Silva (1929 – 2010).

Antenado que é, hoje Mauro Senise registra parte importante do trabalho de Johnny Alf. Ao fazê-lo, enriquece ainda mais a sua profícua discografia.

A ideia de registrar parte do repertório de um gênio somou-se à sua qualidade de ser gregário: Mauro Senise parece amar trabalhar com parceiros. Ao dividir o seu trabalho com eles, ele, simplesmente revela o saudável prazer por compartilhar projetos e sonoridades.

Numa rápida busca em meus arquivos, contei ao menos sete de seus discos em parcerias. Dentre eles, um dedicado à obra de Gilberto Gil, uma trilogia gravada com Edu Lobo e Romero Lubambo e o CD comemorativo de sua parceria com Gilson Peranzzetta.

Neste novo trabalho, a direção musical é do próprio Senise – ele que dividiu a concepção do projeto com a produtora Ana Luisa Marinho, ela que, por sua vez, pintou a aquarela que embeleza (!) a capa.

Os instrumentistas: Raul Mascarenhas (sax tenor), Adriano Souza (piano e percussão), Bruno Aguilar, Zeca Assumpção e Jefferson Lescowich (contrabaixo), Ricardo Costa e Danilo Amuedo (batera), Fabio Luna (percussão), Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos e Jota Moraes (piano), João Senise (voz), Jota Moraes (vibrafone e piano), Jaime Alem (violão) e David Chew (violoncelo).

Os arranjadores: Adriano Souza, Cristóvão Bastos, Jota Moraes e Roberto Araújo. Cada arranjo tem na cadência a marca de uma sábia malemolência, uma picardia revelada no esmero com que as músicas são tocadas.

O bom cantor João Senise, em interpretação marcante e muito segura, canta “Eu e a Brisa”, a única com letra do disco. E, fechando a tampa, uma gravação original recuperada: “Melodia Sentimental” (Villa-Lobos). Nela Alf canta e toca piano… Senise e sua flauta tocam junto! Meu Deus!

Com sabedoria, o CD mostra Senise com um sopro que até assusta, tal a sonoridade que tira dos saxes e das flautas. E foi com eles que ele se esbaldou, com palhetas e timbragens de mestre.

Johnny Alf merece o carinho conferido a ele pelo gregário e profícuo Mauro Senise.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Secretário do Ministério da Fazenda detalha novo programa de crédito para MEI ao GGN; assista

Guilherme Mello falou ao jornalista Luís Nassif sobre a iniciativa que pretende reestruturar o mercado…

47 minutos ago

ONU denuncia com “horror” descoberta de valas comuns nos arredores dos hospitais de Gaza

Valas comuns levantam preocupações sobre possíveis crimes de guerra. Vítimas foram encontradas com mãos amarradas…

1 hora ago

Folha encomenda pesquisa que equipara lulistas e bolsonaristas no terraplanismo

Lançando mão de um recorte eleitoral inédito, Folha escreveu que "Bolsonaristas e lulista empatam no…

2 horas ago

Mais um show de Alfredo Dias Gomes, por Aquiles Rique Reis

Eis um Tributo a Elvin Jones. O enlevo pelo estilo desse baterista é tamanho que…

2 horas ago

Como judeus antissionistas da América Latina se posicionam contra a guerra de Israel na Palestina

Coalizões de judeus pró-Palestina na Argentina, Brasil e México se consolidaram após 7 de outubro

2 horas ago

Jesus e os cristianismos – o que têm em comum?, por Dora Incontri

Parece que a mensagem é tão bela, tão inédita e inovadora, fala tão profundamente à…

3 horas ago