Maylssonn, Xandy Monteiro e João Gilberto

“Adeus, América” é um samba de 1947 composto por Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques. A música foi gravada originalmente pelo grupo Os Cariocas, mas sua consagração veio alguns anos depois na voz de João Gilberto. Conta-se mais de uma dezena de versões dessa música, e todas parecem reverenciar o ícone da bossa nova. Todas com exceção de uma exibida no último programa The Voice Brasil no duelo entre o baiano Maylssonn e o gaúcho Xandy Monteiro, do time da cantora baiana Claudia Leitte. Era para ser um samba, mas no arranjo ficou parecendo um pagode com vocalizações de R&B (rhythm and blues). Confira a versão clicando na imagem abaixo:
 
Maylssonn e Xandy Monteiro (clique na imagem para ver o vídeo) - Foto: Divulgação TV Globo

Maylssonn e Xandy Monteiro (clique acima para ver o vídeo) – Foto: Divulgação TV Globo

Lulu Santos, um dos jurados desse game show musical da TV Globo, criticou o “excesso de exibicionismo vocal” da apresentação: “Acho que teve um excesso de trejeitos vocais e um pouco de falta de respeito à versão original. Ambos são ótimos cantores, mas (…) senti que estava sendo dado pouca atenção às palavras que a música diz e a beleza da melodia original.” Carlinhos Brown concordou, afirmando que a música brasileira valoriza mais a melodia e menos os exercícios vocais impostos pela cultura americana. Maria Gadú, assistente de Cláudia Leitte, tentou socorrê-los: “São dois cantos de gueto, o R&B e o pagode”, disse. Lulu retrucou: “Eu só digo uma coisa, a falta que faz João Gilberto.”

Claudia Leitte se defendeu, mesmo que erraticamente: “Existe uma globalização, o mundo nos aproxima uns do outros cada vez mais. O arranjo foi completa e genuinamente brasileiro e foi lindo. A interpretação era deles, era um samba feito para vocês cantarem. Vocês sofrem a influência do dia-a-dia , vocês sofrem positivamente a influencia da globalização, a fusão é a palavra da ordem. Misturar é bom. (…) Você não precisa ser João Gilberto. A música é dele, mas o seu sentimento é seu.”
 
Maylssonn e Xandy Monteiro não conheciam João Gilberto, não conheciam a música. O primeiro, de 23 anos, é vocalista do grupo de samba romântico SOS Paixão e é fã do cantor Brian McKnight, expoente do R&B norte-americano. Permaneceu no programa. O eliminado foi o gaúcho de cabelo moicano, de 32 anos, fã de Michael Jackson e da black music americana. Na prática, os dois dançaram e não conforme a música. Mexeram com uma instituição, daquelas que parece ser preciso pedir autorização, assinada em duas vias e protocolada na alta cultura brasileira. Abaixo, algumas versões “autorizadas” de “Adeus, América”.
 
Os Cariocas (versão original):
http://grooveshark.com/#!/s/Adeus+Am+rica+Os+Cariocas/3lnMYJ?src=5
 
Joao Gilberto (Live At The 19th Montreux Jazz Festival, 1986):
https://www.youtube.com/watch?v=gn7kxtdTP4Y height:480 align:center]
 
Astrud Gilberto:
https://www.youtube.com/watch?v=vQvf0EJlI3k height:480 align:center]
 
Leny Andrade:
https://www.youtube.com/watch?v=DGD2sj8704E height:480 align:center]
 
Joyce Moreno:
https://www.youtube.com/watch?v=dW_IqceMZNg height:480 align:center]
 
Sérgio Mendes:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=zQPI0FVKZT8 height:480 align:center
 
Bossa Cuca Nova + Os Cariocas + Wilson Simoninha:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=XAWcdDlm_1E height:480 align:center
 
Roberta Sá e Alfredo Del-Penho:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=nGVKPiNdess height:480 align:center
 
Rosa Passos:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=1Cj879r_Rr0 height:480 align:center
 

Publicado originalmente em: http://farofafa.cartacapital.com.br/2013/11/22/maylssonn-xandy-monteiro-e-joao-gilberto/

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que papo furado, não tem que

    Que papo furado, não tem que pedir autorização  alguma, ficou apenas uma  ” merda “.

    Alexandre Pires segundo consta disse certa  vez  que “cartola ” já era, que se cante cartola

    ou Nelson cavaquinho em delirios  R&B pop gospel  tambem.,o ressentimento com JG é

    maior que com AXL rose e suas cadeiradas. Interpretação e releitura não tem nada a ver com

    a maõ podre de produtores de mercado, certamente um idiota desses colocou os rapazes

    numa situação ridicula dessas tentando criar uma atmosfera que não existe. Para aqueles

    que sustentam que a “bossa sugou tudo do  coll jazz ( r&b embutidos) é bom lembrar que

     o João foi mais esperto o ” Ouuuuauuuyeeee…ficou de fora..ou não era globalizado?

     

    [video:http://youtu.be/ydVvI8N0V9o%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador