Morre Mestre Prego, um dos precursores do samba reggae

Mestre Prego do Pelourinho, um dos precursores do samba reggae, morreu na manhã deste sábado, aos 66 anos, devido a complicações cardíacas no Hospital Santa Izabel. O corpo de Válter Aragão França  deve ser enterrado por volta de 16h deste domingo no cemitério Quinta dos Lázaros.

Mestre Prego em sua casa no Pelourinho

Mestre Prego em sua casa no Pelourinho

Ele estava internado há dois meses na unidade hospitalar, onde passou por uma cirurgia, quando recebeu duas pontes de safena. “Nós lamentamos a perda de um fundadores do samba reggae, um mestre da percussão, e um personalidade da cultura afrobaiana. Com a morte dele, perde-se o saber de um grande mestre”, afirmou o presidente do Olodum, João Jorge.

Mestre Prego passou pelos principais grupos de música afro de Salvador, a exemplo do Olodum e e Ilê Aiyê. Desde 1986, o músico comandava o projeto Meninos do Pelô, onde ensinava percussão a crianças  carentes, notadamente filhos de moradores do Centro Histórico. Os percussionistas formados por Mestre Prego hoje se apresentam com os principais estrela da música baiana, a exemplo de Daniela Mercury. “Acho que meu pai partiu contente com a obra que deixou. Apesar das dificuldades, ele se sempre manteve o projeto funcionando. No São João, mesmo internado, ele pedia para saber informações do nosso show no Pelourinho. Eu levei fotos ao hospital e ele  ficou muito contente”, afirmou o filho Valdenilson França, também músico, conhecido como Buiuzinho.

http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=4722052


Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador