Geraldo e os amigos do Rumo

Trinta anos depois de lançar o disco “Rumo aos Antigos”, com composições pouco conhecidas de Noel Rosa, Lamartine Babo e Sinhô, o Rumo foi, novamente, buscar lá atrás canções gravadas somente em 78 rotações, nas décadas de 30 e 40, para o repertório de um novo disco, “Sopa de Concha” (título da canção de Alcyr Pires Vermelho e Pedro Caetano). Foi Geraldo Leite, um dos participantes do grupo, o pesquisador do atual trabalho. Nos arquivos sonoros do Instituto Moreira Salles encontrou registros com atualidade, linguagem e frescor que valeriam entrar novamente em circulação.

Não foi fácil fazer a seleção. Geraldo começou com 80 gravações até chegar às 15 canções praticamente inéditas que compõem esse novo trabalho. O critério de escolha, além do fato de serem desconhecidas, foi o de identificar aquelas que melhor exploravam a linguagem da canção numa época especial para a cultura brasileira: o momento mágico do casamento da música popular brasileira com a efervescência do rádio. A mais antiga é de 1934 e a mais recente, de 1946. Escolha feita, Geraldo contou com a adesão imediata dos demais integrantes originais do Rumo: Na Ozzetti, Luiz Tatit, Hélio Ziskind, Gal Oppido, Paulo Tatit, Pedro Mourão, Zecarlos Ribeiro e Akira Ueno.

Ao conhecer o projeto, digitalizando esse material histórico de 78 rotações e organizando-o de uma forma fácil e acessível, o Instituto Moreira Salles também quis se associar ao projeto e já planeja ações pelo site, comparando as novas versões com as originais.

“Sopa de Concha” começa com Ary Barroso (“Meu Amor não me Deixou” – 1938) e termina com Haroldo Lobo e Wison Batista (“Não Tenho Juízo”), passando por “Sopa de Concha” (Alcyr Pires Vermelho e Pedro Caetano – 1941) e “Menina das Lojas” (Lamartine Babo – 1937). A idéia foi a de respeitar o conceito original das gravações antigas, inclusive o mapa original, com solos instrumentais internos em cada uma dela, só que com músicos atuais e uma concepção musical mais moderna.

Os músicos trabalharam sob a direção artística e com os arranjos de Swami Jr, que também participa no violão 7 cordas e baixo, e ainda divide a base instrumental com Milton Mori (cavaquinho e bandolim), Guilherme Kastrup e Douglas Alonso (percussões). Os músicos convidados são: Mario Manga (dobro e violão tenor), André Mehmari (piano), Toninho Ferragutti (acordeon), Nailor Proveta (sax alto, sax soprano e clarineta), Popó (tuba), Mané Silveira (sax alto), Tiquinho (trombone), Ubaldo (sax tenor), Nahor Gomes e Júnior Galante (trumpete), Fábio Tagliaferri (viola) e Valdir Ferreira (trombone de vara).

Para comparação incluí as belas gravações originais de “Meu amor não me deixou” com as Irmãs Pagãs e de “Menina das Lojas” com o o Bando da Lua.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador