Trio Surdina – Noel & Caymmi

Trio Surdina Interpreta Noel e Caymmi

Outro LP recuperado, esse lá dos tempos do guaraná com rolha.

Trio Surdina:

Trio instrumental composto por Anibal Augusto Sardinha – o Garoto (violão) – 28/6/1915 – São Paulo, SP – 3/5/1955 – Rio de Janeiro, RJ
Romeu Seibel – o Chiquinho (acordeão) – 7/11/1928 – Santa Cruz do Sul, RS – 13/2/1993 – Rio de Janeiro, RJ
Rafael Lemos Junior – o Fafá Lemos – Violino – 19/2/1921 – Rio de Janeiro, RJ

O trio surgiu em 1952, no programa “Música em Surdina”, apresentado por Paulo Tapajós, contando com Fafá Lemos no violino, Garoto, ao violão e Chiquinho, no acordeom. Em 1953, gravou o disco “Trio Surdina toca Ary Barroso”, com “Rio de Janeiro”, “Inquietação”, “Na Baixa do sapateiro” e “Risque”. No mesmo ano, lançou o LP “Trio Surdina”, com “Duas contas”, de Garoto, “Felicidade”, de Garoto e Haroldo Barbosa, “Ningiuém me ama”, de Fernando Lobo e Antônio Maria e “Nós três”, de autoria do trio.

O Trio teve carreira curta porém de grande produtividade e foi considerado como precursor do sambalanço e da bossa nova. O fim do trio foi precipitado pela morte prematura do violonista Garoto, embora muitas gravações somente fossem lançadas após o seu falecimento, mais uma prova da vitalidade e grande capacidade de trabalho do trio. Em 2003, foi homenageado com uma recriação do trio que contou com Henrique Cazes no violão, Marcos Nimrichter no acordeom e Nicolas Krassic no violino, que se apresentou com a cantora Claudette Soares em show no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.(Texto extraído do Dicionário Cravo Albin)

1- Três apitos (Noel)   2- O que é que a baiana tem (Caymmi)

3- Nem eu (Caymmi)   4- Conversa de Botequim (Noel)




0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador