Nara Leão canta ‘Amo-te Muito’, de João Chaves

Por Alencastro Penaverde

Nara Leão cantando um ícone da seresta mineira: Amo-te Muito.

Pessoal, não resisti à tentação de enviar este comentário depois que vi esse vídeo do Youtube postado no Facebook do amigo mineiro e montesclarense Helber Bastos (FB Helber Bastos Bastos). Nele, a saudosa Nara Leão canta uma das mais famosas canções da seresta mineira, quiçá brasileira, que é a mais que centenária Amo-te Muito, do poeta e compositor montesclarense João Chaves.

Essa gravação é uma preciosidade. A música foi gravada por Nara em 1974 e foi composta por João Chaves em 1910. Quem não é mineiro talvez não saiba, mas seresta em Minas sem essa canção não é seresta! Aliás, essa música é um dos “hinos” de Montes Claros. Detentor de outros sucessos, dentre eles “Bardo”,João Chaves é até hoje lembrado na cidade, além de ter um grupo de serestas batizado com o seu nome (Curiosidade: nos anos 50 e 60, Montes Claros rivalizava com Diamantina para saber qual era a “capital da seresta” em Minas Gerais.

No entanto, surpreendendo a todos, o presidente Juscelino Kubitscheck convida e recebe o grupo de serestas João Chaves para tocar no Palácio do Planalto, antes mesmo de qualquer outro grupo de serestas, inclusive da própria terra natal (Diamantina). Segundo os mais antigos, isso deu uma ciumeira e um rebuliço danado junto aos seus conterrâneos.

Como bom mineiro que era, sabendo da polvorosa que armara em Diamantina com a situação, de pronto Juscelino mandou convidar um grupo diamantinense de serestas para também tocar no palácio. Mas aí já era: a primazia de se tocar serestas no Palácio do Planalto foi do Grupo de Serestas João Chaves e isso ficou na história).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador