O 1º Concurso de Grupos de Choro do Rio

Por Carlos Henrique Machado

Falando nos Boemios, olha esta pérola que encontrei por acaso e me emocionei muito ontem quando me veio a lembrança de uma noite inesquecível de 1977 no Teatro João Caetano, no Primeiro Concurso de Conjuntos de Choro, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, coordenado por Lígia Santos, grande incentivadora dos novos grupos de choro e também lutava para resgatar os antigos chorões. O Teatro João Caetano estava abarrotado na final do concurso. Era a retomada do choro, e o público delirava com cada apresentação dos oito finalistas. Nosso grupo, “Cinco no Choro” ficou em quarto lugar, o terceiro lugar foi para “Os Boêmios”, o segundo, para “Os Carioquinhas”, todos ainda muito meninos, assim como nós, entre quatorze e dezessete anos, Raphael e Luciana Rabello, Maurício Carrilho. O primeiro lugar ficou, não só o conjunto de Rossini Ferreira e seu grupo “Amigos do Choro” com o seu maravilhoso choro “Recado”.

Atrás do palco do João Caetano formava-se uma grande roda aonde se confraternizava as lendas vivas do choro, como Meira que fazia questão de incentivar os mais jovens numa roda inesquecível. Depois, todos fomos terminar a noite no Bar Luiz na Rua da Carioca. Segue o link abaixo, pois não sei postar o vídeo aqui. É uma matéria do Fantástico com Fabio Júnior apresentando os vencedores. 

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. grupo amigos do choro

    Olá

    Fui cantora profissional e em outra ocasiao pude ler em seu blog algo escrito a meu respeito. Grata por isso. Com relacao ao que vc escreve sobre o conjunto Amigos do Choro, uma correcao: Rossini Ferreira fazia parte do grupo mas nao era seu lider ou dono. Falo isso com bastante certeza do que escrevo uma vez que sou filha do flautista do grupo, Gerson Ferreira Pinto. O fato é que o grupo era constituído de musicos que nao viviam de música. Ali havia economista, engenheiro, musico aposentado do corpo de bombeiros etc. O brilhante bandolinista Rossini era se nao estou enganada, o unico musico profissional do grupo ainda na ativa (meu pai foi profisisonal, mas nao quando fez parte do grupo quando já atuava como engenheiro). Como parte do repertorio do grupo era de composicoes de Rossini, muitos acreditavam que o grupo era dele. Mas jamais foi. Era um grupo amador e que se apresentava amadoristicamente. Como falei, ninguém vivia de musica, senao Rossini, que em minha opiniao, foi o maior bandolinista que o Brasil já teve.

    Sinceros agradecimentos

    Giselle Martine

    ps: nao resido no Brasil, por isso as palavras nao tem cedilha ou acentuacao.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador