Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O bode que não dá bode, por Luciano Hortencio

Por Luciano Hortencio

Há um certo costume de se associar o bode, velho pai de chiqueiro e macho da cabra com situações de confusão, embuança e desconforto. Qualquer “cu de boi” que aconteça diz-se logo que “foi o maior bode”, que “deu bode”. No nordeste, sobretudo no Ceará, as mulheres que estão em seu período menstrual estão “de bode”, e assim por diante.

Os rapazes alourados são chamados de “bode louro”. Dos mais assanhados sexualmente diz-se que são “mais tarados que um bode”. Já os homens mais velhos e alquebrados são apelidados de “bode velho”.

Em sentido contrário, o bode é um animal muito querido e respeitado em várias cidades. Em Fortaleza temos o caso célebre do “Bode Ioiô”, que de tão importante para a cidade, teve seu corpo embalsamado e está no Museu do Ceará até hoje. Em Jaboatão, Pernambuco, o Bode Cheiroso chegou, segundo dizem, a ser candidato a vereador. E por aí vai.

Hoje trazemos algumas músicas intituladas e com a temática voltada para o macho da cabra. Espero, sinceramente, que esse post não dê bode.

Alventino Chapéu de Couro (Alventino Cavalcanti)  – BODE CHEIROSO – Elias Soares – M. Fernandes.
Discobrás 0005-A.
Ano de 1959.
Arquivo Nirez.
Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui bode é boi

    Muito bom como sempre o post do Hortêncio. Mas mulher menstruada está de bode? Em toda parte do Nordeste por onde andei e ando, é boi. Estou de boi, meu boi chegou, meu boi atrasou, é o boi que maltrata ela, são expressões comuns por aqui. Dizem que é por causa das chifradas que algumas mulheres sentem na barriga quando o incômodo chega e as tornem insuportáveis. Pode ser que no Ceará seja bode. É a primeira vez que estou sabando disso. 

    1. Plínio J. V. Lins!

      No Ceara mulher nenhuma fica de boi. Eu sequer conhecia essa expressão. Há, aqui no Ceará, um chiste meio indecoroso, porém vou narrar para que entendas bem o quanto  a expressaõ é aqui utilizada:

      Diz o canelau que determinada mulher sempre se negava, por um motivo ou outro, a ter relações sexuais com o marido. Certa noite, como o marido insistia demasiadamente, negou-se peremptoriamente, dizendo estar de bode.

      O marido, já aporrinhado com tantas negaças, saiu-se com essa: Estás de bode? E esse bode não tem (*) não?

       

      Abraços do luciano

  2. Perfumaria Eva
    Luciano, meu bom, quando tu vai nos encantar com um post sobre a famosa Perfumaria Eva, ali na Senador Pompeu, onde as meninas do Farol do Mucuripe iam, munidas de garrafas vazias de crush ou guaraná wilson ou grapette, adquirir essências para receber a clientela bem cheirosas?
    Abraços!

  3. Luciano

    Muito criativo, como sempre, este seu post de domingo.pé de cachimbo.

    Abração e boa semana a você e todos os comentaristas. Se conseguirem rsrsrs

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador