O dia em que a música morreu

Por animal racional

03/02/1959, o dia que a música morreu

* No dia 3 de fevereiro de 1959, um desastre de avião matou os músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. Richardson. A data ficou conhecida como “O Dia em Que a Música Morreu”.

* O nome verdadeiro de Buddy Holly era Charles Hardin Holley, nascido no dia 7 de setembro de 1936, em Lubbock, Texas. Sua carreira foi curta, mas influenciou músicos como John Lennon, Paul McCartney, Bob Dylan e os Rolling Stones.

* Ritchie Valens nasceu no dia 13 de maio de 1941. O jovem artista ficou famoso por sua versão do clássico “La Bamba”.

* O músico J.P. Richardson, também conhecido como “The Big Bopper”, nasceu no dia 24 de outubro de 1930, no Texas. Richardson também trabalhava como DJ em uma rádio.

* O acidente aconteceu durante uma turnê solo de Buddy Holly, conhecida como “Winter Dance Party”. Recém-separado de sua banda original — os Crickets —, Buddy Holly se juntou aos músicos Waylon Jennings, Ritchie Valens e J.P. “Big Bopper” Richardson para realizar shows na região centro-oeste dos Estados Unidos.

* No início, os músicos viajavam para as cidades de ônibus. No entanto, cansado de viajar em um ônibus desconfortável em pleno inverno, Buddy pediu a um empresário que fretasse um voo até a próxima cidade, Fargo.

* Ritchie Valens “ganhou” seu assento no avião apostando cara ou coroa com Tommy Allsup, guitarrista da banda de Buddy Holly.

* O assento de J.P. “Big Bopper” Richardson pertencia originalmente à Waylon Jennings. Solícito, o músico achou que Richardson ficaria mais confortável no avião e cedeu seu lugar.

* O pequeno avião caiu em uma plantação de milho cerca de 8 quilômetros depois de decolar do aeroporto de Mason City, em Iowa. Os corpos dos músicos foram encontrados espalhados pelo campo, e o piloto preso nas ferragens do avião. As causas do acidente nunca foram esclarecidas.

* Buddy Holly tinha 22 anos na época do acidente. Ritchie Valens apenas 17, e J.P. Richardson 28 anos.

* A canção “American Pie”, composta por Don McLean em 1971, ajudou a popularizar a expressão “o dia em que a música morreu”, uma referência ao acidente de avião que matou os músicos. O trecho que faz referência ao dia 3 de fevereiro de 59 é o seguinte: “Nós cantamos lamentações no escuro, o dia que a música morreu”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

  1. Duas datas importantes.

    As duas datas que a musica morreu foi 03/02/59 e 08/12/80, em 03/02/59 morreram os pioneiros do Rock e em 08/12/80 morreu o arquiteto da musica John Lennon. 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome