O fim das meninas cantoras de Petrópolis

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução

Recuperado por Alex Rio

Nassif, este post tem sete anos, o achei por acaso, uma foto no google me fez vir parar aqui. Tenho visto alguns videos delas no Youtube. É impressionante. E mais impressionante, o coral encerrou suas atividades em 2016 por qualquer falta de apoio financeiro, depois de 40 anos de atividades sem ter também qualquer apoio que não fosse dos pais das meninas ou do guerreiro maestro Marco Aurelio Xavier, que o criou, as treinava no canto e se apresentava com ela.

É escandaloso que não haja ninguém, absolutamente ninguém, nem o Ministerio da Cultura que investe em tanto desperdício, ou bancos que lucram bilhões todos ano, para patrocinar esse coral, uma das melhores atrações de canto que tínhamos. Sugiro fazer um post sobre isso, que tal? Abraços.

Publicado, originalmente, em 25/11/2010

MENINAS CANTORAS DE PETRÓPOLIS

Regência : Marco Aurélio Xavier

Solista: Lorena Lélis (Tupiniquim)

Ave Maria

Quia Respexit, do Magnificat de Johann Sebastian Bach

A Grande Porta de Kiev de Modest Mussorgsky na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis. Essa peça faz parte da obra “Quadros de Uma Exposição”.

UPA , NEGUINHO! Música:Edu Lobo. Letra: Gianfrancesco Guarnieri

O Hino Nacional Brasileiro tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865). 

http://www.youtube.com/watch?v=fXOe6pX6uVQ]

http://www.youtube.com/watch?v=479YhMJ547I]

[video:http://www.youtube.com/watch?v=CTxeQzDVtCQ

[video:http://www.youtube.com/watch?v=lJKyMnNCIxk

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obrigado, Alex

    Foi um ótimo começo de manhã.

    Lindo! Lindo!

    Lamentável o fim desse conjunto, coral, orquestra.

    Lamentável o que o Brasil faz com seus Artistas.

  2. Espírito !

    Alimentar o espírito  ´E PRECISO ‘.

    Obrigado Alex Rio por fazê-lo de uma forma tão “Divina” ! Embora a notícia nos entristeça demais.

    Patrocinar jogos de futebol deve ser bem melhor srsrsr ou até corridas de fórmula 1, que quase ninguém mais assiste.

    Temos ainda muito a caminhar…

    Grande abraço e obrigado mais uma vez.

  3. pq não?
    Pq não acabar ? O maestro conseguiu um feito e um desfeito, conseguiu popularizar e gerar interesse por coro, a cidade chegou a ter 70 coros. O referido maestro resolveu fazer do coro um trampolim pessoal e colocou em pauta músicas populares e chegou a se apresentar no Faustão e na Europa nem assim conseguiu manter o orojeto q durou muitos anos, porém o popular não dura é passageiro e a oportunidade de criar uma base e montar um coro profissional o maestro jogou fora, hoje o coro não existe e tão pouco a possibilidade de construir um coro profissional, além de jogar uma grande oportunidade fora, alijou um ímpeto e interesse das pessoas investirem seu tempo em um coro, misturar clássico e popular gera isto.

    1. Gostaria de entender seu comentário: porquê essa possibilidade, do coro continuar, o maestro jogou fora? Existia, realmente, a possibilidade de se criar um coro profissional com meninas? Quarenta anos de trabalho, para o maestro, não foram suficientes? E para a cidade? Afinal, para que lado se dirige esta sua crítica – é isso que eu gostaria de entender melhor. 70 coros criados na cidade não deixaram rastro?

  4. Muito triste o encerramento das atividades do coro. Eu só soube recentemente, pois foi em 2016, no meio dessa loucura toda que tomou conta do País. Há registros belíssimos no YouTube. Creio que um banco poderia muito bem patrociná-lo. Bastaria que alguém do governo federal fizesse a ponte. Vamos nos habituar a perder tudo o que temos?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador