O ouvido absoluto, segundo os músicos

Por mcn

Fábio Zanon comentava outro dia num fórum que havia assistido a um conserto ótimo no Masp, mas que o ar condicionado soava um fá sustenido irritante. Alguns músicos, como ele, apresentam essa capacidade, aparentemente inata, de guardar a memória das notas musicais. Conseguem identificá-las ou produzí-las sem precisar de uma referência externa, como um diapasão.

Villa Lobos dizia que não nascera com isso, mas de tanto apanhar do pai ao errar as notas no solfejo acabou adquirindo um “ouvido relativo”. Villa mentia demais, mas há relatos confiáveis de que Elvis Presley, João Gilberto, Gilberto Gil têm (no caso de Elvis, tinham) “ouvido absoluto”. Hermeto Pascoal é caso mais estranho. Consegue identificar microtons, que são intervalos entre meios tons, algo com um som intermediário entre duas teclas vizinhas do piano, uma branca e uma preta, por exemplo. A música ocidental não utiliza microtons.

A reportagem em vídeo abaixo analisa esse fenômeno, na percepção de músicos, estudiosos e portadores.

 

Redação

9 Comentários

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  1. O superpoder do ouvido absoluto

    Apenas uma em cada 10 mil pessoas tem essa capacidade, quase sobre-humana: o chamado ouvido absoluto (perfect pitch, em inglês). Basicamente, é a capacidade de identificar uma nota musical sem nenhuma referência externa, e até cantá-la – o que, devido à forma como as notas musicais e as escalas funcionam, não é tão simples.

    http://blogdopg.blogspot.com.br/2013/03/o-superpoder-do-ouvido-absoluto.html

  2. O ouvido para a harmonia musical

    O violonista Henrique Annes na entrevista https://jornalggn.com.br/noticia/henrique-annes-genio-e-memoria-do-violao-brasileiro

     

    “Entrevistador – Eu queria retomar aquele trecho em que você falava do ouvido, como você aprendeu…

    Henrique Annes – Da percepção…

    Entrevistador – Da percepção com o ouvido, que muitos músicos não têm apurado, têm mão dura na execução…

    Henrique Annes – Não sabem mudar a harmonia não.

    Entrevistador – Agora, eu pergunto o seguinte: o que é exatamente esse ouvido, de você sentir… como é isso?

    Henrique Annes – Por exemplo. A gente, quando toca um instrumento, a gente tem a sensibilidade, quando ouve um acorde, se ele é maior, ou menor. Isso aí todo o mundo percebe. A maioria percebe. Mas fica mais difícil você perceber um acorde de sexta, um acorde de sétima, aí você tem que conhecer intervalos, e chegar a tocar o instrumento. E essas pessoas eruditas estudam intervalo, mas não conseguem aplicá-lo na música brasileira, porque eles não tiveram a oportunidade de aprender isso. Eu aprendi em roda de choro, que é uma escola…”

     

     

    1. Uau!
      Re ultimas sentencas: 

      Uau!

      Re ultimas sentencas:  sim, voce tem que ter um instrumento e se acostumar ao som dele.  Aqui estou, prova disso:

      Meu “ouvido perfeito” tem duas afinacoes (!) e nao uma.  Eh que eu costumava afinar o violao em re e mi.  Nunca mais voltou ao normal, e toda vez que eu tento cantar qualquer musica que nao escuto ha muito tempo, invariavelmente estou “atrazado” em dois semitons!

  3. mcn, obrigada.
    Sabe, “EU SOU
    mcn, obrigada.

    Sabe, “EU SOU A CHATA”, que identifica se um cantor ESCORREGOU NA JACA. Mesmo em recitais prá lá de badalados. Mesmo com cantores tidos como “deuses”…isso É um sofrimento…” onde êle foi buscar “isso”, que NÃO EXISTE na música? ”

    OBRIGADA MESMO.
    Abs.

  4. Uma das maiores falácias ou

    Uma das maiores falácias ou mesmo equivovo é acreditar que quem

    possui ouvido absoluto necessáriamente é bom músico,seria o mesmo

    que pegar o “zé embaixadinha” que fica 4 oras “petecando” a bola 

    coloca-lo em campo com a certeza que vai jogar..bem. Evidente que

    quem o possui tem muito mais chances mas música é bem mais que

    isso.Um ouvido “relativo” bem educado  na maioria das vezesda conta do

    recado  tranquilamente   “.Uma pessoa que passa a vida toda ouvindo

    apenas 3 acordes obviamente não vai captar nuances harmonicas

    facilmente, assim tambem como um grande “leitor ” de partitura ” à seco 

    e só. No mais, há a capacidade da “divisão”, a organização cadências 

    harmonicas  e o bom senso  para não dar vida aos famosos “franksteins” ,

    pesquisa,  sensibilidade e  respeito aos gêneros etc..Inteligência musical

    nada tem a ver com “ouvido absoluto, como dizia  um mestre : Em música

    nada é proibido mas muito é evitado.! Estudar música é tão apaixonante

    quanto executar, ouvi-la ..pode ser o êxtase.

     

     

  5. faltou o duprat esclarecer no

    faltou o duprat esclarecer no vídeo a fama de ouvido absoluto do joão gilberto – é mito ou é verdade?

  6. Bacana os comentários, pessoal!

    Estudei música, mas meu ouvido é um zero, nem absoluto, nem relativo.

    Acho que o ouvido absoluto deve ser bom para quem compõe, pois a pessoa pode escrever direto na partitura sem precisar testar num instrumento. Como neste exemplo do Hermeto Pascoal (se bem que, no vídeo, ele testa depois de pronta a música e se surpreende com o resultado):

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=N1EFAUNDq5k%5D

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