O rei do swing

Comecei a me interessar pelo guitarrista argentino Oscar Aleman ainda nos anos 70, depois de ler um comentário do crítico norte-americano Leonardo Feather -considerado o maior crítico do jazz—reputando-o dono de um swing superior ao de Django Reinhardt, um dos maiores da história.

Na minha primeira viagem à Argentina, em 1985, voltei com meia dúzia de fitas velhas de Aleman, a informação de que ele falecera em 1980 e tinha uma filha de nome Selva, atriz de televisão. Todas as vezes que voltava a Buenos Aires retornava com mais algumas fitas. Em todas elas, standards da música internacional e uma profusão de músicas brasileiras, de Caymmi à bossa nova e, especialmente, no choro.

Na penúltima viagem, resolvi tirar três dias para passear em Buenos Aires e tentar localizar alguma coisa de Aleman e Eduardo Falú -esplêndido violonista, cantor e compositor argentino.

Não consegui convencer a filha de Aleman, Índia Morena, que eu era jornalista querendo informações sobre o pai. Ficou desconfiada, querendo que eu enviasse e-mails com mais dados. Não deu tempo de cumprir as exigências.

Na verdade, o que me interessava na visita era saber mais sobre a fase da vida de Aleman em Santos, que marcaria para sempre sua produção. Seu balanço, com mistura de choro, ritmos caribenhos e jazz, forneceu as bases para o jazz latino que, depois, explodiria em Cuba e, especialmente, no estilo Paquito de Rivera.

Em um CD lançado na França, que adquiri anos atrás, soube de sua infância em Santos, da amizade com o violonista santista Gastão Bueno Lobo, de sua volta a Buenos Aires ainda nos anos 20, quando criou a dupla Los Lobos.

O jornalista Alan Romero, radicado em Portugal e minucioso pesquisador da Internet me forneceu informações adicionais sobre Aleman.

Oscar Marcelo Aleman nasceu no Chaco, Argentina, em 20 de fevereiro de 1909. Foi menino de rua em Santos. Tomava conta de carros e se apresentava nos bares do cais dançando, cantando, e tocando cavaquinho. Aliás, tenho duas versões da música “D.A. 1925”, um tema de jazz de sua autoria, solado no cavaquinho, sem nenhum acompanhamento, de deixar o Armandinho de queixo caído.

A mãe de Aleman era a pianista Marcela Pereira, índia da tribo Toba. O pai era o violonista uruguaio Jorge Alemán Moreira, descendentes de espanhóis. Informações dos biógrafos dão conta de uma família musical e feliz, com muitos irmãos que constituíam o “Moreira Sextet”.

Em 1919 eles se mudaram para Santos. Em 1920 a mãe morreu em Buenos Aires. No ano seguinte, o pai se suicidou em Santos. Os irmãos mais velhos sumiram e, aos 12 anos, Oscar se tornou menino de rua. Além da música fez de tudo, de palhaço de circo a boxeador.

Em 1924 conheceu Gastão Lobo -que depois, na Argentina, virou Gaston– que o iniciou no choro e no cavaquinho, e mudaria sua vida. Voltou a Buenos Aires, depois passou pelo Rio e seguiu para uma temporada parisiense. Lá, Aleman foi descoberto pela vedete Josephine Baker.

Ficou até 1940 brilhando na França, revezando-se com Django no histórico Hot Club de Paris. Teve inúmeras oportunidades de seguir carreira, uma delas em um convite de Duke Ellington, o maior nome do jazz norte-americano, para integrar sua orquestra.

Deixou tudo para trás e voltou para Buenos Aires. Lá montou diversas formações, de orquestras a quintetos e trios. Suas apresentações com o extraordinário violinista chileno Hernán Oliva nada ficam a dever às históricas gravações de Django com o violinista Stephane Grapelli.

Tem um filme sobre ele, vendido em VHS, “Oscar Alemán – A Swinging Life”.

Meu guru Nelsinho Risada, grande cavaquinho, me contou que no início dos anos 50 assistiu a uma apresentação de Aleman. Era um show man, que gostava de tocar com a guitarra nas costas.

Mesmo com essas extravagâncias, está sendo redescoberto e considerado, com toda justiça, um dos maiores guitarristas do século. Graças, em parte, a Gastão Lobo e ao choro.

Links:

Nesse site, além de dados da vida de Aleman, um choro especial composto por ele:

http://www.oscar-aleman.com.ar/
http://www.latinjazznet.com/reviews/video_oscar_aleman.htm

Youtube 1
Youtube 2
Youtube 3

Para incluir na lista Crônica Semanal

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luis, vc é incrivel, poucos
    Luis, vc é incrivel, poucos em Argentina hoje saberiam dizer quem é Oscar Alemán.
    Conhecí a música dele por intermedio do pai de um amigo, quando tinha 16 anos, 32 anos atrás. Naquela epoca Carlos, o pai do meu amigo, tinha varios LP dele, que nos aprendimos a apreciar………
    O tempo foi passando, mudei para o Brasil, e nunca mais lembrei do Oscar Aleman, até hoje…

    Obrgigado pela lembrança……

  2. Obrigado pelo que tem me
    Obrigado pelo que tem me informado em todo campo. Envilho-lhe dois poema para sua criteriosa e competente avaliação. Sou do interior de Minas e atualmente moro na Capital mineira

    Você
    Anselmo Soares

    Você é alegria
    É simplicidade
    É Humildade
    É sabedoria

    Você é paz
    É ritmo
    É harmonia
    É toda melodia

    Você é o cantar
    É o falar
    É o ouvir

    Você é o calar
    É o gritar
    É o partir

    Você é um belo horizonte
    Todo dia
    Com alegria
    Você é o olhar

    Você é o caminho mais puro de afeto
    Sem trauma
    Para minh’alma
    Você é o amar

    Por favor,
    Mostre-me de novo, um belo horizonte
    Com flor
    Meu amor.

    Aviso de amor
    Anselmo Soares

    Amor! Sempre recompensa
    Nunca promete a hora
    Gentileza de quem pensa
    Elimina sem demora
    Libertando toda crença
    Alegria de Senhora!

    Marca do primeiro beijo
    Ajuda toda criança
    Rir lindo de toda lembrança
    Ir de encontro do desejo
    Andar, brincar com a dança

    Avisem meu bem amado
    Nunca fui mulher formada
    Sofro sem namorado
    Espero com muita graça
    Liberta minha risada
    Mesmo num conto pesado
    Ouço a sua gargalhada.

    Amor, é a maior virtude
    Morada do auto-perdão
    Orienta minha saúde
    Revelando nesta canção

  3. Caro Nassif,
    Depois de ter
    Caro Nassif,
    Depois de ter lido a sua matéria sobre Oscar Aleman fiz uma busca na Internet com o programa e-Mule e encontrei perto de 200 títulos (músicas) gravados por Aleman no formato mp3.
    Vale a pena fazer a busca.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador