O site de Carmen Miranda

Por Gilberto Cruvinel

25 gravações a não perder

” Das 281 gravações de Carmen no Brasil, pelo menos um terço foi sucesso e vários, de arromba. Mas, como os únicos critérios confiáveis para se aferir isso seriam os boletins de venda das gravadoras, já desaparecidos há muito, aqui vai uma lista de 25 deles, baseada na presença desses títulos na imprensa da época e na frequência com que, desde a morte de Carmen em 1955, foram relançados em LP, CD e outras mídias. A ordem é cronológica. Todos esses títulos podem ser ouvidos com Carmen pelo http://www.carmen.miranda.nom.br, site que contém as gravações originais e as letras completas.

Se vários títulos na lista o surpreenderem

“Ué, foi a Carmen quem lançou esta? E esta?”, não se abata. Nos últimos 50 anos, esse tipo de informação foi privilégio dos pesquisadores.” (Ruy Castro)

Comentário meu: o site http://www.carmen.miranda.nom.br é um tesouro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

9 comentários

  1. Prezado Nassif,

    Quero aqui,
    Prezado Nassif,

    Quero aqui, apelar para sua veia musical, que sempre abre espaços para o resgate dos bons cantores, instrumentistas, etc.
    Quero aqui, relembrar um conjunto, que fez muito, muito sucesso, era final dos anos 60 – chamavam-se: “CANTORES DE ÉBANO” – seus maiores sucessos, foram: :”Uirapurúe” e “Oi leva eu, minha saudade”
    dê uma olhada nesse video no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=47wH2_ojG3I – o ator principal do grupo, o Muchacho, mora na Zona Norte de S. Paulo, e trabalha de motorista no Palácio dos Bandeirantes.
    Um abraço

  2. cada dica de musica por aqui
    cada dica de musica por aqui leva a uma viagem pela historia da nossa musica…

    essa do joao gilberto e da carmem miranda e demais…

    obrigado…

  3. quero de coração
    quero de coração parabeniza-lo por este site da carmem miranda. e dizer o quanto contribue para que os nossos icones da musica popular brasileira não seja esquecidos e muito menos desconhecidos.carmem miranda foi realmente a garota fantastica espetacular… eu sou cantora sergipana e como cantora não poderia jamais deixar de expressar o meu profundo sentimento de admiração por carmem miranda …mais uma vez parabens

  4. Sentimo-nos bem acompanhados
    Sentimo-nos bem acompanhados ao perceber que tantos outros compartilham o valor que damos à grande Pequena Notável. Aqui em Aracaju, estado de Sergipe, a equipe da Nossa Escola está envolvendo, no projeto “Português – uma língua, várias culturas”, todos os alunos – da Educação Infantil ao Ensino Médio – no conhecimento da vida, da pulsante produção de Carmen Miranda e Ataulfo Alves, dois nomes centenários deste 2009.

    O site é mesmo uma riqueza, e todos devemos nos comprometer a divulgá-lo.

  5. Caros internautas, Gilberto
    Caros internautas, Gilberto Cruvinel e Luis Nassif – Muito obrigado a todos pelos elogios postados nesta coluna. É muito bom lê-los, claro. Mas o mérito vai todo à nossa eterna Pequena Notável Carmen Miranda. O Brasil aos poucos, e espero que isso se acelere, vai passando a conhecer quem foi esta grande brasileira e tudo o que ela, com toda sua alegria, orgulho, empenho e dedicação, fez para levar aos olhos e ouvidos estrangeiros a nossa rica cultura e música em tempos que o Brasil era um quase total desconhecido. Muito obrigado também pela ajuda e disposição em divulgar o site. As novas gerações não podem deixar de conhecer e seguir o exemplo que Carmen deixou – de que nosso país deve ser orgulhosamente amado e respeitado. Carmen é 100! Meu abraço melhor a todos!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome