Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O Trio paraguaio CALANDRIA ÑU e a misteriosa polca NDE QUEGUY PE!, por Luciano Hortencio

 

O Trio paraguaio CALANDRIA ÑU e a misteriosa polca NDE QUEGUY PE!

por Luciano Hortencio

Tenho o costume de pesquisar novas “velhas” músicas através de títulos peculiares. Muitíssimas vezes os resultados são interessantíssimos e faço edição para o youtube.

Comecinho da semana encontrei , no Arquivo Nirez, o trio paraguaio CALANDRIA ÑU, que consta no selo do disco como Calandria Nhu, na interpretação da polca denominada NDE QUEGUY PE, da autoria de Paulino Rivarolla, disco Continental 16.206-B, matriz 10932, gravado em 18 de agosto de 1948 e somente lançado em junho de 1950.

O Trio Calandria Ñu era formado pelo harpista e compositor Aristides Valdez, pelo compositor Hilarión Correa e pelo músico Paulino Rivarolla. O que chama a atenção é o fato de constar no selo do disco que o vocalista é Corrêa Rivarolla, constando Paulino Rivarolla como compositor e Aristides Valdez como diretor do Grupo. Em realidade, Aristides Valdez é o harpista e Hilarion Correa e Paulino Rivarolla são os vocalistas cantando em duo.

O pior de tudo é o título da polca NDE QUEGUY PE, que consta como de autoria de Paulino Rivarolla. Encontrei , porém da lavra do harpista e compositor Aristides Valdez uma polca denominada ENRAMADA GUYPE. Infelizmente não tive acesso a nenhum áudio. Tenho a forte impressão de que NDE QUEGUY PE é a ENRAMADA GUYPE, de Valdez, porém sem poder afirmar peremptoriamente.

O Trio Calandria Ñu, logo após ter sido criado em 1943, veio ao Brasil e fez apresentação quando da inauguração da TV TUPI. Lançou vários discos aqui e teve bastante aceitação.

E aí? Quem se habilita a desvendar os mistérios  do disco Continental 16.206-B – matriz 10932?

Trio Calandria Nhu (Trio Calandria ÑU) – direção de Aristides Valdez – vocalistas Corrêa e Rivarolla – NDE QUEGUY PE – Paulino Rivarolla.

Disco Continental 16.206-B – matriz 10932.

Gravação de 18 de agosto de 1948 e lançamento em junho de 1950.

Disco constante do Arquivo Nirez.

Coisas que o tempo levou.

 

http://www.ultimahora.com/un-creador-musica-folclorica-que-se-destaco-el-brasil-n355757.html

http://gimisterio.blogspot.com.br/2011/11/

http://www.portalguarani.com/1442_aristides_valdez.html

htthttp://www.portalguarani.com/1606_sergio_andres_noe_ritter/13554_hilarion_correa_un_compositor_paraguayo_de_musica_folclorica_por_sergio_a_noe_ritter_.htmlp://www.portalguarani.com/1189_hilarion_correa.html

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador