Percussionistas ganham novo instrumento

Jornal GGN – Hoje, quarta-feira (10), o percussionista Caito Marcondes lança, em São Paulo, um novo instrumento, 100% brasileiro, que junta em uma única peça a sonoridade do cajon e do bongô. O cajongô foi criado pelo designer Fabio Ylen e aperfeiçoado por Caito.

Durante o evento realizado no Centro Cultural B_arco diversos percussionistas brasileiros vão apresentar suas obras executadas no novo cajongô – algumas peças compostas especialmente para a ocasião.

https://www.youtube.com/watch?v=NoyWrc96LwE height:394]

Segundo Caito, a criação envolveu anos de pesquisas de Ylen com madeiras especiais. “E eu realizava os testes no ateliê e nos shows. Até que encontramos o equilíbrio entre a ergonomia e esse belo timbre que o cajongô tem”.

Caito Marcondes é um dos principais percussionistas do mundo, especialista em ritmos latinos e africanos. Ele é conhecido pelos colegas como “o Villa-Lobos da percussão”, apelido dado por Airto Moreira.

http://tvcultura.cmais.com.br/metropolis/videos/caito-marcondes-metropolis-30-10-2014 height:394

[video:https://www.youtube.com/watch?v=B8dhaJmx2sw height:394

Serviço:

Show de lançamento do Cajongô

Data: 10/12, a partir das 19h30

Local: Centro Cultural B_arco

Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426

Pinheiros, São Paulo, SP

Fone: 3081-6986

Entrada: grátis (sujeita à lotação do espaço) 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Percussionistas ganham novo

    Percussionistas ganham novo instrumento

    … e que já vem no pacote instrumental forma & função com o banco embutido profissa na medida ergonômica certa do talento percussionista!

    modos que,

    se for um “esforçado tocador” desafinado sem ritmo, a gente implora só para ficar sentadinho – no conforto ergonométrico madeira de lei – no instrumento-banco tomando umas e outras… sem percurtir na madeira sonora… que fique percurtindo suas virtuoses nos faces da vida besta…

     

  2. A coincidência é um troço

    A coincidência é um troço impressionante mesmo. Essa semana eu tava pesquisa sobre trombones que usavam vara e válvulas. Conheci o Superbone que foi inventado pelo jazzista canadense Maynard Ferguson. E também o firebird trumpete, com válvula e vara. Já existem trumpetes e trombones que podem usar vara e válvulas ao mesmo tempo. Instrumentos fantásticos.

     

    Agora devagar com o andor aqui. Já basta o Chile querer surfar a onda do Pisco peruano. 100% brazuka também cajon é peruano, afro-peruano. Viva o Peru!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador