Perímetro Urbano reúne samba e doses de humor em “Subterfúgio”

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – Sambas com dose de humor e que relembram as memórias vividas pelo grupo de amigos, unidos há cerca de 30 anos, compõe o novo trabalho de Perímetro Urbano. “Subterfúgio” é o segundo álbum do quinteto e homenageia três grupos que marcaram a música popular brasileira, entre eles o Regional do Caçulinha, Conjunto Época de Ouro e Nó em Pingo D`água.

Neste lançamento, Ailton Amalfi, Eduardo Clima, Flávio Mesquita, Vital Mancini e Alberto Gaspar só apresentam canções autorais e que vão de encontro ao estilo musical dos três grupos homenageados. O cd, formado em módulos, traz à tona lembranças dos tempos do “Subterfúgio”, um bar na região do Cambuci, em São Paulo, que os compositores frequentavam quando jovens.

“Subterfúgio” é um conjunto de crônicas pensadas a partir cenário paulistano, com um estilo musical que tem referências no samba carioca de Cartola, Nelson Cavaquinho, Aldir Blanc e também no samba paulista e literário de Adoniram Barbosa, Paulo Vanzolini, Germano Mathias e Eduardo Gudin. Os arranjos do cd, que é marcado pelo bom humor, são de Edmilson Capelupi.

No módulo Regional do Caçulinha, o repertório é formado por “Manga de Colete” (Ailton Amalfi e Alberto Gaspar), “Fica com a mais Feia” (Flávio Mesquita), “Samba da Raimunda” (Flávio Mesquita e Jairo da Costa), “Dissidente da Noite” (Flávio Mesquita, Ailton Amalfi, Alberto Gaspar e Vital Mancini), “Ela não Quer” (Ailton Amalfi e Alberto Gaspar), “Gosto não se Discute” (Flávio Mesquita), “Sereno” (Ailton Amalfi e Alberto Gaspar), “Tietê” (Vital Mancini) e “Fim da Linha” (Vital Mancini e Pena).

Já no módulo Época de Ouro, estão as canções “Cantando a Palavra” (Ailton Amalfi e Pena), “Fechada pra Reforma” (Ailton Amalfi e Flávio Mesquita), “Mulher de Faz de Conta” (Ailton Amalfi e Alberto Gaspar) e “Um Pecado a Mais” (domínio público recolhido por Flávio Mesquita).

Por fim, no módulo Nó em Pingo D’Água, estão “Independência ou Mooca” (Vital Mancini, Ailton Amalfi e Flávio Mesquita), “Por Favor Vá Embora” (Ailton Amalfi e Pena), “Zum Zum” (Vital Mancini), “Cantor de Churrascaria” (Vital Mancini e Pena) e “Van do Juízo Final” (Vital Mancini).

Também participam do disco, os músicos Caçulinha (acordeon), Nailor Proveta (clarinete), Jorginho Neto (trombone), entre outros instrumentistas.

Sobre o grupo

“Perímetro Urbano”, contou com o sambista paulista Germano Mathias durante 6 anos. Na década de oitenta, com a força do Rock Nacional, o grupo perdeu espaço, mas continuou se apresentando esporadicamente. Depois de vinte anos, em 2007, “Perímetro Urbano” lançou o primeiro cd, intitulado “Na Capital do Pecado”, com a direção musical e arranjos de Edmilson Capelupi e participação dos instrumentistas Edson Alves, Proveta, Fábio Torres, Milton Mori, entre outros.

Assine

Confira a canção “Independência ou Mooca”:

https://www.youtube.com/watch?v=W6xQtZCXaPQ width:700

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador