Quando sonhávamos na transformação através do voto popular…

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Enviado por Antonio Carlos Silva

Alguns jingles de campanhas em brevíssimos períodos democráticos que marcaram a nossa República :

Retrado do Velho _ Getúlio Vargas 

https://www.youtube.com/watch?v=eVgOODBrCMc]

JK é o Homem – Juscelino Kubitschek

https://www.youtube.com/watch?v=FDXUWyXsJu4]

Varre, varre vassourinha – Jânio Quadros

https://www.youtube.com/watch?v=ucrG-sOxgXE

Hino pela legalidade e posse de Jango como Presidente 

[video:https://www.youtube.com/watch?v=2CTz0Jq24mg

Lula Lá – Campanhas de Lula

[video:https://www.youtube.com/watch?v=p_rhqMZn7SE

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é. O sonho acabou, resta a realidade que sempre existiu.

    Quando escrevi há mais de um ano que os promotores de Curitiba estavam acabando com a democracia burguesa, alguns acharam exagero, mas uma das bases desta democracia que chamamos de represntativa está desmoronando, e quando uma parede cai ela pode até ser reconstruída, mas nunca será a mesma.

  2. Citar Getulio Vargas como

    Citar Getulio Vargas como PALADINO do voto popular é da Taça Campeão da Igroncia Historica.

    Getulio indicava os Prefeitos de todas as cidades brasileiras só com o voto dele.

    Foi um supressor de votos em muito maior escala que o Governo de 1964.

    1. Comparar o Getúlio 1950 com ditadores de 64 ? Barbaridade !

      Eleição presidencial de 1950 :

      Getúlio Vargas = 48,73%

      Eduardo Gomes = 29,66%

      Cristiano Machado = 9,71 %

      João Mangabeira = 0,12% 

      Homens e mulheres com mais de 18 anos votaram (exceto os analfabetos).

      Total de votos válidos = 7.898.063 –

      Total de votos recebidos por Getúlio = 3.849.040

      Acho que não é preciso descrever o legado que o grande Getúlio nos deixou . Ou precisa ?

      1. Nada a ver. Sou o maior

        Nada a ver. Sou o maior admirador de Getulio Vargas, nasci durante o Estado Novo, sou da geração de Vargas.

        Mas a DITADURA DO ESTADO NOVO foi infinitamente mais dura do que a de 1964. Vargas FECOU o Congresso, todas as Assembleias e Camaras de Vereadores por 8 anos, sua policia politica sob a chefia de Filinto Muller prendeu MUITO MAIS

        em proporção à população da época do que o regime de 64, a censura à imprensa era TOTAL, encampou o jornal O ESTADO DE S.PAULO que ficou sob a direção de  indicado por Vargas (Abrão Ribeiro), os jornais e emissorias de radio precisavam seguir a linha ditada todo o dia pelo DIP-Departamento de Imprensa e Propaganda, o regime de 64 nunca teve orgão similar.

        Getulio indicou TODOS os Governadores e Prefeitos do Pais, no regime de 1964 houve eleições e varios OPOSITORES do

        regime (Israel Pinheiro em MG e Negrão de Lima no Rio) foram ELEITOS E EMPOSSADOS sendo oposição ao regime.

        Não cite apenas o segundo Governo Vargas, o democratico de 1950, esquecendo o primeiro Vargas de 1930, são a mesma pessoa em duas versões mas é o mesmo Getulio Vargas.

        1. O que está em pauta é o

          O que está em pauta são músicas de campanhas eleitorais em períodos democráticos .

          A MÚSICA É DA CAMPANHA ELEITORAL VITORIOSA DE 1950 .

          Captou ?

    2. Comentário disparatado

      Prezado André, não quero parecer agressivo em nenhuma hipótese, mas esse seu comentário não tem nada a ver, é um disparate. O post não está apresentando Getúlio Vargas como paladino do voto popular por nenhum ângulo que se possa interpretá-lo.

      Trata-se de uma rápida coletânea de músicas de campanhas, representativas dos breves períodos democráticos deste País, nada mais do que isso. Esse negócio de paladino do voto popular sai da sua cabeça, não existe no post. Tanto que a música de campanha do Jânio Quadros está incluída aí e Jânio também não tinha nenhuma inclinação democrática, tanto que tentou o golpe da renúncia no delírio de que seria reempossado com poderes extraordinários.

      É muito evidente que o critério da seleção não foi as qualidades democráticas do candidato, mas a representatividade da música em relação ao período histórico. São músicas marcantes que evocam suas respectivas épocas, nada mais.

       

        1. Entendo seu ponto de vista

          Entendo seu ponto de vista meu caro André e respeito-o muito porém mesmo considerando esse seu posicionamento ainda acho que sua crítica não tem lógica.

          Em primeiro lugar é interessante ressalvar que este blog tem sim vários posts de caráter ertístico e cultural, não se limitando À política. Outra ressalva que acredito ser pertinente é que a abordagem do post não poderia ser de caráter artístico, já que muito dificilmente poderemos enquadrar jingles de campanha como expressão artística, nem arte popular. Trata-se de peças de propaganda. Mesmo um caráter cultural é difícil de se observar nessas obras, já que seu cunho é expressamente utilitário e comercial.

          Este post se reveste de um caráter histórico onde a política aparece como um dos elementos que formam o contexto histórico de uma época. Claramente a intenção não é debater política mas sim evocar outras épocas e outros contextos históricos. Claro que através dessa evocação faz-se uma reflexão sobre nossa época através da rememoração de outras épocas passadas, mas não é essa a função da própria História como ciência?

          Entendo que sua colocação é no sentido de que sua apreciação foi eminentemente política e nesse contexto chegou à critica apresentada. Mas o cerne de sua crítica é que ao apresentar o Jingle de Getúlio Vargas o post estaria afirmando que ele é, nas suas palavras, um “PALADINO do voto popular” (sic). Ora, é justamente essa afirmação que eu não vejo ter procedência. Repito, seria então o Jânio Quadros um paladino do voto popular?

          Por mais política que seja sua visão e análise do post, claramente não foi esse o critério usado para a seleção das músicas. O critério em meu entendimento é o da representatividade histórica, mas se for feita uma leitura exclusivamente política, por mais forçada que se a faça não se chega ao critério da sua crítica. No máximo pode-se considerar que ele está selecionando grandes eleições com resultados políticos impactantes para o País.

          Talvez a presença de Lula, este sim um verdadeiro paladino do voto popular, na lista possa ter confundido sua análise. Se foi isso acho perfeitamente compreensível. Só esclarecendo sou “lulista” roxo, ou melhor dizendo vermelho, desde 1978 o que talvez explique este último parágrafo 😀

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador