Rainhas do rádio estrelam áudios recuperados pela Bunge

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Rainhas do Rádio dos anos 50

Jornal GGN – O Centro de Memória Bunge acaba de recuperar cerca de 900 arquivos de áudios de discos de vinis da década de 1950. Entre os achados estão as vozes de Dolores Duran, Dircinha Batista, Elizeth Cardoso e Linda Batista, intituladas como rainhas do rádio na época. Como uns dos grandes acervos de memória empresarial do Brasil, a Bunge disponibilizou as obras em seu site e também para visita na sua sede, em São Paulo.

Entre os arquivos recuperados estão campanhas publicitárias de marcas de margarina e óleo vegetal estreladas pelas cantoras da música popular brasileira, as rainhas do rádio. Além de uma  marchinha de carnaval para vender sabão, assinada por Miguel Gustavo, compositor de jingles dos anos 1950 e autor do hino “Pra Frente Brasil”, que homenageou a seleção brasileira de futebol da Copa do Mundo de 1970, no México.

Agora, todos os arquivos recuperados compõe o acervo do Centro de Memória Bunge, que também conta com atividades gratuitas como atendimento a pesquisa, exposições, visitas técnicas, jornadas culturais, palestras e oficinas, durante todo o ano.

Os novos achados também ajudam a recontar os 100 anos da Fundação Bunge no Brasil, por meio da história da propaganda e da industrialização brasileira.

Serviço

Todo o acervo do Centro de Memória Bunge está disponível na internet e também pode ser visitado pessoalmente, mediante agendamento.

Endereço:  Rua Diogo Moreira, 184, Pinheiros, São Paulo.

Telefone: (11) 3914-0846

Site: http://www.fundacaobunge.org.br/

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tudo errado. O comentarista

      Tudo errado. O comentarista chutou.

      Rainhas do rádio eram só duas que disputavam todo ano :

      Emilinha Borba e Marlene.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador