Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Relembrando o Excelente TRIO SURDINA

 

Há alguns meses editei DUAS CONTAS, do excelente Garoto, na interpretação do TRIO SURDINA, com o Fafá Lemos apresentando-se como cantor. Como contraponto, a excelente Áurea Martins, mais ou menos meio século depois, interpretando a mesma composição de Aníbal Augusto Sardinha.

Há dois dias recebi, através do youtube, o seguinte comentário – Caro Luciano; Parabéns por teres esta jóia rara de gravação. Desde sempre fui um fan
do Trio Surdina (domingo a noite /Radio Nacional) Chiquinho do acordeon, Garoto no violão e Fafa Lemos no violino. Poste mais coisas deles. Muito obrigado, pois me senti
55 anos mais jovem , Rio,06/09/2013 Cley Cormack.

Ao recebê-lo, tive a exata noção de que precisava deter-me melhor e editar mais músicas com o Trio Surdina, tendo em vista ter alcançado um ouvinte a ponto de sentir-se 55 anos mais jovem. Ainda que seja em sentido figurado, é extremamente gratificante constatar-se uma receptividade de tal magnitude.

Não discorrerei sobre o Trio surdina, em suas duas formações, tendo em vista que o pesquisador Jorge Mello praticamente esgotou o tema, em excelente Post contido no link abaixo:

http://sovacodecobra.uol.com.br/2009/04/trio-surdina-desvendando-o-misterio/

Apresentarei aqui vídeos extraídos dos dois LPs do Trio Surdina, em sua formação GAROTO, FAFÁ LEMOS, CHIQUINHO DO ACORDEON, um deles contando com a excelente Orquestra de Léo Peracchi. Trarei ainda interpretações contidas no LP de 1956, estando o Trio surdina em sua segunda formação, AL QUINCAS ao violino; Nestor Campos ao violão e EL GAÚCHO ao acordeon.

Vídeos: DUAS CONTAS; TERNAMENTE: AQUARELA DO BRASIL: INQUIETAÇÃO; COMIGO É ASSIM; MOONLIGHT SERENADE.

 

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Arrepiante, Luciano!  O 300

    Arrepiante, Luciano!  O 300 (que anda desaparecido, deve ter quebrado a unha ha dois anos atraz!) linkou um disco deles ha uns anos, eu baixei e eh maravilhoso.

    Tente aqui:

    http://300discos.wordpress.com/about/

    Nao sei se os links dele ainda funcionam pois piratas terroristas nao duram muito tempo na internet…  mas era musica espetacular desse Trio Surdina!  Abracos.

    (se eu nao responder, eh porque nao sei voltar aqui;  dado que o blog ta novo again, nao sei se vou achar esse link de novo)

    1. Arrepiante

      Caro Ivan,

       

      Tenho os dois discos do Trio Surdina com a primeira formação, Garoto, Fafá Lemoe e Chiquinho do Acordeon. Um deles, com a Orquestra do Léo Peracchi interpretando somente Ary Barroso. Fabulosos. Tenho ainda um, já com a segunda formação, Al Quincas, El Gaúcho e Nestor Cavalcante, também excelente.

      PS: O link continua funcionando sim. 

      Abraço do luciano

       

  2. Trio Surdina

    Luciano, acompanhei o trabalho do pesquisador Jorge Mello no blog Socavo de Cobra sobre o Trio Surdina do qual sou fã. Ótima postagem! Abraços.

    1. Trio Surdina

      Cara Laura,

       

      Realmente o Jorge Mello elaborou uma pesquisa pra ninguém botar defeito, razão pela qual coloquei o link como parte do Post. O que gostei mais ao fazer as edições foi de descobrir o Fafá Lemos cantando, não somente em DUAS CONTAS, que eu já havia postado há algum tempo atrás, mas também em INQUIETAÇÃO e, de quebra, assoviando em RISQUE. Excelente. 

      Se você já souber como anexar vídeo como comentário em resposta, por favor mande a dica pra mim pelo facebook. Desde o começo do GGN que tento fazê-lo, porém não consigo. 

      Abraço do luciano

       

  3. Trio Surdina – Prenda Minha – 1953

     

     

    A gravação do Trio Surdina, de 1953, está no disco “Ouvindo Trio Surdina – Vol. 1” (Gravadora Musidisc – DL-1006) e este disco pode ser encontrado em blogs dedicados ao resgate e memória da música brasileira como o Preludiando (http://goo.gl/RN9zf).

    Prenda Minha é uma canção tradicional do folclore gaúcho e brasileiro, e pode ser considerada de domínio público. Uma das gravações mais antigas que se tem notícia é de 1945, quando Pedro Raimundo gravou a música com a letra e também elaborou o arranjo. (Essa informação consta do site http://goo.gl/PHTNh e uma versão de Pedro Raimundo pode ser ouvida no YouTube –http://goo.gl/DMcSr)

    Dados do disco:

    OUVINDO TRIO SURDINA VOL — 1
    Trio Surdina (Garoto, Chiquinho, Fafá Lemos)

    Musidisc DL- 1006

    Face A

    1- Prenda minha (motivo folclórico)
    2- Peixe vivo (motivo folclórico)
    3- Casinha pequenina (motivo folclórico)
    4- Mulher rendeira (motivo folclórico)

    Face B

    1- Casinha da colina (motivo folclórico)
    2- Côco Dendê (motivo folclórico)
    3- Côco Peneruê (Waldemar Henrique)
    4- Cantigas de roda (motivo folclórico)

     

    Vídeo de Ricardo Dagnino http://www.youtube.com/user/ricardosdag?feature=watch

    1. Trio Surdina – Prenda Minha

      Caro Gilberto,

       

      Excelente comentário e colaboração.

      Vou tentar anexar um vídeo do Pedro Raimundo, até pra ver se consigo acertar…

      Abraço do luciano

       

       

       

  4. Trio Surdina – Duas Contas

    Musica de Garoto (Anibal Augusto Sardinha ),gravação original Trio Surdina em 1953,re-gravada anos depois por Tito Madi

     

  5. Trio Surdina – O relógio da vovó (1953)

     

    Por Samuel Machado Filho

    Composição de Garoto.
    Notem a melodia que serviu de base à bossa “Desafinado”.
    Na foto, Garoto ladeado por Chiquinho e Fafá Lemos.

    Muito interessante esta faixa do álbum de 10 polegadas do Trio Surdina que a Musidisc lançou em 1953. Aí está, de fato, a origem de “Desafinado”. Também em 78 rpm com o número M-50012-A, matriz MD-10023.

  6. Trio Surdina – Um Tributo

    Meus caros, nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, sábado 21h e domingo 18h, no Teatro do Sesc Santana/SP, os músicos ALESSANDRO PENEZZI (violão e voz), RICARDO HERZ (violino e voz) e TONINHO FERRAGUTTI (acordeom) sobem ao palco para homenagear o TRIO SURDINA. Tocam as oito músicas do primeiro disco lançado há exatos 60 anos, como também duas outras de cada um dos três discos posteriores da formação original. 

    Neste link, um registro feito no primeiro ensaio. Produção de Roberta Cunha Valente e transcrições de Milton de Mori. 

    http://youtu.be/MVb3yH_5oPI 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador