Categories: Música

Rogério Botter Maio: A maturidade de um músico profissional, por Aquiles Rique Reis

A maturidade de um músico profissional

por Aquiles Rique Reis

Por um triz (independente/distribuição Tratore) é o sexto álbum do contrabaixista e compositor Rogério Botter Maio, mas o seu primeiro trabalho dedicado apenas a canções não instrumentais. Algumas são totalmente inéditas, outras já tinham sido gravadas como instrumentais e agora receberam letra.

Botter Maio é instrumentista e compositor de responsa. E sua decisão de entregar cada faixa a um “canário” (mulher ou homem), graças aos dotes vocais de cada um, revelou-se um grande acerto – o CD é lindo! Não é para menos, saca só a galera: Jane Duboc, Renato Braz, Sérgio Santos, Fátima Guedes, Vanessa Moreno, Ana Paula da Silva e o cantor português Jazzafari.

“Vem dançar” (RBM e Luis Felipe Gama) abre a tampa. Lá estão Fábio Leandro (piano), Vinícius Gomes (violão), Rogério Botter Maio (baixo acústico) e Emílio Martins (percussão). O arranjo é belo. Na intro a batera. O piano a seguir. E vem Renato Braz – a canção parece feita para sua voz suave. O piano vibra num intermezzo. O baixo acústico, bem como a percussão, é (muito) discreto. O violão improvisa. O piano junto. Braz canta em terças. Com vocalizes a voz segue dobrada. Seu canto brilha. Após uma nota aguda, Braz passa a bola pro piano, para, ainda com a voz dobrada, levar ao final.

“Gangorra” (RBM e Rogério Santos) conta com as participações especiais de Cristóvão Bastos (piano) e Jane Duboc (que voz mais linda, seu timbre está mais bonito do que sempre), que divide o canto com Botter Maio. Para tocar um arranjo exuberante (todos no CD são de RBM), lá estão Fábio Leandro (piano Wurlitzer), Jurandir Santana (violão), Botter Maio (voz, baixo fretless), Emílio Martins (percussão) e Quadril Quarteto de Cordas: Alice Bevilaqua (violino 1), Micaela Marcondes (violino 2), Elisa Monteiro  (viola) e Vana Bock (cello).

“Tranchan” (RBM e Márcio Tubino) conta com a participação de uma das nossas grandes vozes femininas, Fátima Guedes: mais do que nunca, sua voz está profunda. Com ela estão Vanessa Moreno (vocal), Jurandir Santana (guitarra), Cássio Ferreira (sax alto), Alexandre Silvério (fagote), Botter Maio (baixo fretless) e Miguel Assis (batera e percussão). Com eles a levada contundente do samba explode no ar. Haja suingue, ele é total!

Sérgio Santos tem participação especial em “Muro ou Ouro” (RBM e Vanessa Bumagny). Santos é um cantor que, quando interpreta, agrega seu DNA à música: sua voz ilumina o arranjo. Após linda intro, vêm sopros e percussão. O arranjo está por conta dos sons de Fábio Leandro (Fender Rhodes), Bruno Mangueira (violão), Botter Maio (baixo acústico), Rodrigo y Castro (flauta e flauta baixo) e Miguel Assis (percussão). Meu Deus!

Dentre tantas belezas, uma me impressionou: o altruísmo com que Rogério Botter Maio concebeu seu álbum. Desprendido, não rola estrelismo fútil para demonstrar e exibir qualidade a qualquer preço. Para ele o que vale é o som como um todo, e é como um todo que a beleza está em Por um triz.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

9 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

11 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

12 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

12 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

12 horas ago