Sambista radicado no Recife, Paulo Perdigão se apresenta em São Paulo, por Augusto Diniz

Trabalho de Paulo Perdigão

Sambista radicado no Recife, Paulo Perdigão se apresenta em São Paulo

por Augusto Diniz

Paulo Perdigão se apresenta no Boteco da Dona Tati, na região central de São Paulo (SP), nesta quinta (16/8), a partir das 19h30 – mais detalhes aqui. O sambista estará acompanhado pelo grupo Picafumo.

O sambista nasceu no Rio, mas é radicado no Recife desde 1994. Cantor, compositor, escultor e pintor (na foto-abre deste texto, o trabalho “Os sambistas” de Paulo Perdigão), é um ativista do samba em todas as frentes que atua.

Desde 2005, com outros músicos, vem estimulando movimento de samba em Pernambuco. Paulo Perdigão idealizou, fundou e dirige há mais de uma década a “Mesa de Samba Autoral”.

“Pernambuco reproduz o samba do Sudeste. Perdeu a capacidade de criação por falta de divulgação do trabalho local. O projeto ‘Mesa de Samba’ tenta resgatar isso”, explica.

Paulo Perdição tem dois registros fonográficos autorais lançados. O primeiro é o CD “No Capibaribe também tem maré” (2009). Já o segundo saiu em 2016 e chama-se “Sonoras batucadas”.

“Tenho projeto musical na cabeça agora de fazer um espetáculo mais teatral. Criar personagens e cenários para um show, trabalhando com boneco de mamulengo (fantoche típico de Pernambuco). Também com o boneco ventríloquo, que não é muito fácil”, conta. “Mas o espetáculo teria interatividade, falando do samba. A ideia é caminhar no samba com a cultura pernambucana que são os bonecos”.

O compositor, hoje com 65 anos, mantém atelier no Mercado da Ribeira, em Olinda (PE), tendo já participado de exposições com temas voltados ao samba e ao carnaval. “Retrato personagens do cotidiano. Faço bonecos para o carnaval, como o Homem da Meia-Noite (um dos símbolos do carnaval de Olinda). Faço para ele se integrar naquilo, não para ficar guardado”, diz.

O sambista expressa também na pintura sua vivência no samba. “Não encaro o samba apenas como uma festa. É um ritual. Trago nos quadros essa visão que está enraizada em mim”, expõe.

Paulo Perdigão tem vindo com frequência a São Paulo pelas mãos de Paulinho Timor, músico do grupo que irá acompanhá-lo na apresentação desta quinta, e produtor musical com vários projetos associados aos sambistas do Nordeste.

Saiba mais de Paulo Perdigão em sua página na rede social aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador