Sertanejo e pagode são os gêneros preferidos da classe C

Jornal GGN – O instituto de pesquisa Ibope divulgou, na segunda-feira (28), dados sobre os gêneros musicais que mais agradam aos brasileiros. A pesquisa evidencia as diferenças entre as classes sociais brasileiras quando o assunto é música.

As classes A e B, por exemplo, preferem a MPB (Música Popular Brasileira) e o rock – os ritmos foram citados, respectivamente, por 48% e 52% dos integrantes desse extrato social. Já na classe C, o sertanejo (52%) e o pagode (53%) são os gêneros predominantes. Mas quem reina mesmo entre as classes C, D e E são os funkeiros e os cantores gospel, citados por 71% e 72%, nesta ordem.

Outro detalhe que chama a atenção é a similaridade do gosto musical entre os membros de uma classe social. Setenta por cento dos fãs de rock disseram que também gostam da MPB. Entre os admiradores da música popular, 48% afirmaram que também apreciam o som pesado e as guitarras distorcidas.

Na classe C, por sua vez, 81% dos fãs de sertanejo também gostam de ouvir um samba ou um pagode. A maioria dos pagodeiros (61%) também gosta do ritmo de Michel Teló, Luan Santana e companhia limitada.

O perfil completo dos fãs de cada um dos principais gêneros está disponível no site do Ibope. O instituto também divulgou uma pesquisa sobre os ouvintes de rádio, que, em sua maioria, estão na classe C (48%) e têm ensino médio completo (36%).

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador