Talentoso violonista João Gaspar prepara novo álbum solo, por Augusto Diniz

João Gaspar

Talentoso violonista João Gaspar prepara novo álbum solo

por Augusto Diniz

Um dos grandes violonistas da nova geração, João Gaspar, 31 anos, de Lagoinha (SP), está em pré-produção de seu segundo CD. O registro autoral terá músicas cantadas e instrumentais, ao contrário do primeiro, todo instrumental, lançado em 2014 (“A dança do Paraitinga”).

Nesse novo álbum solo o violonista tem quatro composições suas com Sá (da dupla com Guarabyra) e Gabriel Sater. Aliás, com Gabriel produz o seu quarto CD.

João Gaspar é músico fixo de Gabriel e braço direito nos arranjos e produção de registros do cantor. Neste quarto trabalho, há duas composições de João gravadas: “Quando for a hora” (dele com Renato Teixeira e Gabriel) e “Vazante” (instrumental de João, Gabriel e o virtuoso violonista Marcelo Loureiro, nascido no Rio, mas criado em Mato Grosso do Sul).

O novo disco de Gabriel, que sai em setembro, é um registro de músicas gravadas ao vivo no programa Minidocs e mais quatro de estúdio. Gabriel Sater segue a linha musical do pai, Almir Sater, com referências mais voltadas à cultura caipira.

No segundo semestre sai também o novo CD – intitulado “Nem bruto nem Dândi” – do ótimo cantor e compositor luizense Camilo Frade, promessa da música que vai aos poucos se tornando realidade. João Gaspar é produtor deste CD junto com o próprio Camilo e Caio Frade, irmão de Camilo. O disco reúne experimentação com som tradicional da região de São Luiz do Paraitinga, com letras explorando linguagem menos convencional.

Aliás, João Gaspar é músico ativo nas bandas de São Luiz do Paraitinga, dentre elas o Paranga, a mais conhecida – sua referência maior é o violonista Negão dos Santos, filho do compositor Elpídio dos Santos, exímio músico e defensor do legado musical do Vale do Paraíba por meio do Paranga.

João atua também como educador musical de violão no Projeto Guri de sua região há mais de 10 anos – ele começou no projeto aos 20 anos de idade. Pelas suas mãos já passaram mais de 600 alunos entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Regente e arranjador do projeto, a sua trupe apresenta em junho em concurso em Guaratinguetá (SP) quatro músicas inéditas devidamente estudadas com João Gaspar.

Ouça solo espetacular do violonista João Gaspar aqui.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Privilégio

    Tenho o privilégio de ver, ouvir e conviver com esses músicos todos citados pelo Augusto Diniz, aqui no maior celeiro de talentos musicais do planeta, São Luís do Paraitinga. Para quem gosta de música, é um delírio. 

    Foi por isso que escolhi há 6 meses, vir morar na REMPA – República Etílico-Musical do Paraitinga. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador