Tinhorão consagra sambistas esquecidos em nova obra

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Para lançar a obra, roda de samba irá comemorar centenário do compositor Geraldo Pereira com um repertório de 30 canções pouco conhecidas

Jornal GGN – Historiador da música popular brasileira, José Ramos Tinhorão se prepara para o lançamento de mais uma obra, a primeira focada apenas em um gênero musical: o samba. Por meio da realização independente do Instituto Cultural Glória ao Samba, “Primeiras lições de samba e outras mais” chega ao público neste domingo, 29 de abril, com uma roda de samba que também irá comemorar o centenário do compositor Geraldo Pereira, com um repertório de 30 canções pouco conhecidas, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

Diferente de outras obras de Tinhorão, “Primeiras lições de samba e outras mais” é constituído por cerca de 60 artigos escritos entre 1961 e 1981, no início da carreira do autor. Da antiga e extinta série do Jornal do Brasil, “Primeiras lições de samba”, foram extraídos os depoimentos de sambistas como Donga, João da Baiana, Heitor dos Prazeres, Bide e Ismael Silva. Ainda, entre os capítulos do livro está o ensaio que Tinhorão fez sobre os sambistas Nelson Cavaquinho e Heitor Prazeres, além de informações inéditas cedidas pelo músico Ismael Silva.

“Primeiras lições de samba e outras mais” foi editado pelo agrupamento do Glória ao Samba, os músicos que também participarão da roda de samba de lançamento. A publicação do título pelo instituto cultural tem o intuito de disseminar a obra de sambistas pioneiros e de talentos que ainda permanecem no anonimato.

Tais músicos desconhecidos sempre foram defendidos por Tinhorão, pois, apesar de não atingirem o estrelato, tem contribuição significativa ao cancioneiro popular brasileiro, são eles Bide, Marçal, Xangô, Mano Décio, Carlos Cachaça, Cartola, Aniceto, Jamelão, Dona Ivone Lara, Monarco, entre outros. Está é a 30º obra de José Ramos Tinhorão. 

Serviço

Lançamento  “Primeiras lições de samba e outras mais”

Local: Instituto Moreira Salles (IMS)

Endereço: Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo

Quando: Domingo, 29 de abril, às 16h

Entrada gratuita.

Sobre o livro:

“Primeiras lições de samba e outras mais”.

Autor: José Ramos Tinhorão

Editora: Instituto Cultural Glória ao Samba. 

272 páginas.

Preço: R$ 40,00.

Compre clicando (aqui). 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Anarquista Lúcida, dependendo

      Anarquista Lúcida, dependendo do recorte que se faça, infelizmente sim, um gênio como Cartola é um desconhecido. Moro num bairro de periferia  de SP e se eu fizer 100 cópias de uma pesquisa com a pergunta “coloque um x se você conhece ou já ouviu falar nesse artista” e colocar opções CARTOLA, NELSON CAVAQUINHO , ANITA,  tenho quase certeza de que será 0 ou próximo disso o número de pessoas que conhecem as obras-primas de Cartola e Nelson Cavaquinho – enquanto Anita terá chance enorme de ter um x em todas as cópias. E não são marcianos os votantes, garanto (rs) . Infelizmente nossa elite, dona dos meios de comunicação, impõe uma dieta musical indigente para o povo. E ela mesmo, essa elite miserável, é em 99 por cento dos casos inculta, jeca. Pode até saber quem é Cartola ou Nelson, mas não dão a mínima pro que esses gênios criaram, nem tem a sensibilidade para sabe apreciar as jóis que esses artistas nos legaram. . 

  1. Esquecidos, sim

    Estão falando em sambistas esquecidos e num contexto mais amplo até o genial Cartola é totalmente deixado de lado, mesmo pelos “sabe tudo” da intelectualidade da esquerda, que gostam mais de um apartamento, de um Chico Buarque ou mesmo da madrinha do pagode, Beth Carvalho. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador