Trivial de Neymar Dias

Dia desses fui assistir a um show da Thamires Tannous, jovem cantora representante da música do centro-oeste. Delícia de show!

Mas lá ouvi pela primeira vez a viola de Neimar Dias. De arrebentar. Hoje em dia, no rastro de Almir Satter e Tavinho Moura, Renato Andrade, Ivan Vilela, Pereira da Viola, Roberto Correa e outros, filhos fieis de Tião Carrero.

Mas o que ouvi naquele show me deixou sem fala. A maneira como Neymar toca a viola, a facilidade dos bordados, reforçando as canções, o uso dos acordes, criando a cortina harmônica que vale por uma orquestra, e que só a viola proporciona, me deixaram embasbacado.

Na saída comprei um CD dele, “Feels Bach”, Bach na viola, façanha realizada apenas pelo grande Geraldo Ribeiro, nas transcrições de Teodoro Nogueira, um dos pais da viola erudita – e que até hoje me puno por ter perdido a chance de conhece-lo.

Na conversa rápida após o show, fico sabendo que a viola é o segundo instrumento de Neymar. O primeiro é o baixo acústico. Indaguei dele e me disse que, agora, é a viola.

No CD ele se fixa no rigor das partituras. Por isso mesmo, não dá para captar sua criatividade e exuberância no improviso da viola.

Mas é um bom aperitivo para conhecer mais um instrumento que fará história.

Fuçando na INternet descobri esse vídeo, do Neymar com apenas 6 anos tocando viola.

Aqui, uma seleção de vídeos do Neymar

Aqui um CD precioso, de Neymar com o grande Toninho Ferraguti”

 

E aqui, seu CD com composições de Bach.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador