Trivial por Célia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Aos 70 anos, morre a cantora Célia. A cantora, revelada por Flávio Cavalcanti em seu ‘Um instante Maestro!’, em idos dos anos 1970, lutava contra um câncer. Estava internada no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, onde ficou por cerca de um mês em tratamento. Agora se vai, e deixa sua arte e sua voz!

Célia nasceu em 8 de setembro de 1947, em São Paulo, e ganhou o Brasil após sua apresentação no programa de Flávio Cavalcanti, em 1970. Em 1971 gravou seu primeiro LP ‘Célia’, que arrebanhou vários prêmios.

Os dois seguintes, de 1972 e 1975, mostraram também que Célia sabia e podia passear por vários ritmos, consagrando a máxima ao dar voz a um samba antigo, de Pedro Caetano, ‘Onde estão os tamborins?’, que, a partir daí, seria sempre associado à voz de Célia.

Em 1977 estreou, no Teatro Pixinguinha, em São Paulo, o show ‘Por um beijo’, que ficou em cartaz por seis meses.

Apresentou-se pelo Brasil, em 1979, pelo Projeto Pixinguinha, ao lado de Paulo Moura. E, na década de 1980, fez shows em teatros e casas noturnas, principalmente de São Paulo.

Célia, como tantas vozes inesquecíveis, amargou anos de esquecimento, até que retomou sua carreira fonográfica ao gravar ‘Faço no tempo soar minha sílaba’, em 2007, sob a batuta do produtor Thiago Marques Luz, num duo com Dino Barioni, o violonista. Com este trabalho, Célia voltou aos holofotes, lembrando a todos a grandeza de suas interpretações.

https://www.youtube.com/watch?v=4XwVG73QMhE]

https://www.youtube.com/watch?v=maMjI4HBTFE]

https://www.youtube.com/watch?v=NQ0w53z6tTY]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=7tkC_wMoNE0

[video:https://www.youtube.com/watch?v=qoidOTcaOzY

[video:https://www.youtube.com/watch?v=CycYL5Ier5E

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador