Um banquete musical servido por dois ótimos cantores, por Aquiles Rique Reis

Um banquete musical servido por dois ótimos cantores

por Aquiles Rique Reis

O dia de hoje é dedicado a um CD que me causou arrepios: Acaso Casaao Vivo (Biscoito Fino). Dois cantores, um homem e uma mulher, com vozes muito parecidas. Ela, Mariene de Castro, com timbre de contralto, ressalta a força da mulher baiana; e ele, Almério, com o timbre bem agudo, característico dos tenorinos. Ambos brilham na cena musical atual.

Baiana de Salvador, Mariene Costa é uma cantora com qualidade suficiente para a considerarmos com recursos de uma veterana. Acaso Casa Acaso é o seu sexto disco gravado.

Já Almério, pernambucano de Altinho, tem três discos – o trabalho em parceria com Mariene é o seu quarto CD. Mas, assim como ela, ao ouvi-lo tem-se a certeza de que seus predicados são de um profissional cujo canto exprime uma voz misteriosa, quase feminina.

Concebido e dirigido por José Maurício Machline, o álbum conta com três instrumentistas: Pedro Franco (violão e bandolim), Juliano Holanda (violão) e Gel Barbosa (acordeom).

O repertório é digno de um banquete, o que nos faz ouvi-lo na expectativa constante do próximo prato. Músicas servidas em baixelas de prata, plenas de sempre finas iguarias. Cada uma delas é um rango de fino paladar.

Meu Deus, como ficar quieto enquanto rola a primeira faixa, com duas músicas: “Avesso” (Ceumar e Alice Ruiz) / “Vai Dar Namoro” (Chico Amado e Dedé Badaró)? Pelas vozes de Mariene e Almério, começa a cantiga. Ela vem arritmo. A melodia é de arrepiar – frisson que se manterá ao longo do disco. Quanta coisa bonita, meu Deus!

“Lamento Sertanejo” (forró de Dominguinhos, dele e Gilberto Gil), um lamento de doer os ossos. A sanfona resfolega. O violão garante a harmonia. O suingue é contagiante. Almério e Mariene aboiam. O couro come.

E logo vem outro prato, com sabor de música boa. “Na Primeira Manhã” (Alceu Valença) soa sob o comando de Almério. Quem ama essa música, como eu, se arrepia com um grito lancinante do cantor – é de cortar os pulsos.

A levada do violão deixa que a pisada cresça. Em “Boiadeiro” (Armando Cavalcanti e Klecius Caldas), violão e sanfona acompanham Mariene e Almério. Juntos, eles multiplicam a beleza da música por dois. Parece que nasceram para cantar em parceria.

Com belo arranjo, a pisada volta a dar as caras em “Pau de Arara” (Guio de Moraes e Luiz Gonzaga). E como é bom ouvi-la. Novamente, sanfona e violão seguram a onda para Almério e Mariene brilharem. Que música bonita!

Agora é a vez de Mariene e Almério darem vida nova ao sucesso de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga,Estrada de Canindé. Uma intro delicada da sanfona antecede a interpretação de quem sabe compartilhar a emoção.

E Almério vem com um blues desassossegado. Sua versão para o baião “Respeita Januário” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) é qualquer coisa de arrepiante – gabo a inquietude do cantor.

Movido por uma emoção avassaladora, fecho a porta da angústia para louvar a arte. A arte profunda. A arte digna de ser protegida por uma lágrima.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

View Comments

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

9 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

9 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

10 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

11 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

13 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

13 horas ago