Ninah Jô, uma grande revelação, por Aquiles Rique Reis

Antes de mais nada, um desabafo. Ao ouvir Caminhos de Mim (Mills Records), surpreendido que fui pela voz da intérprete Ninah Jo neste seu primeiro CD, veio a mim uma pergunta: “Que dom é esse, meu Deus, que engolfa uma mulher, tornando-a tão extraordinária?” Desta, derivaram outras: “Quem é essa mulher que se aferra a cantar, mesmo consciente de que poderá ser para poucos? Que força é essa, capaz de impulsioná-la rumo a um previsível semianonimato, mesmo ciente das misérias do mercado? Quem é essa mulher que empenha suas fichas num sonho, mesmo imaginando que poderá não ser escutada o quanto merece por ouvidos atentos e em grande número?”

Ora, são conhecidos os entraves que brotam à frente de um novo valor que tenta mostrar seu talento musical. Mas a música acaricia, excita… Eu mesmo escrevi que “fazer arte no Brasil é correr atrás, matar e cozinhar um leão por minuto. Vivemos da arte de sobreviver. Criamos da lama. Plantamos no asfalto. Colhemos do sacrifício. Sonhamos para dormir. Levantamos para suar. Muitas vezes dormindo sem esperança e acordando cheio dela (…)”

Com direção musical e arranjos do violonista Pedro Braga e direção artística de Paulo Cesar Feital, o álbum começa com Ninah cantando “Renascer” (Camile Saint-Saens, com letra e adaptação de Altay Veloso), tendo apenas o piano de Wagner Tiso a acompanhá-la. Aqui se deu o impacto que motivou o desabafo que inicia este texto.

Ela tem a voz ardente, intensa, que bole a sensibilidade, deixando-a em carne viva, pronta para se deixar seduzir; tem a voz grave, dando aos versos o peso que precisam para luzir em poesia; tem a voz nasalada, redonda, que escorre por entre as notas, eriçando-as, preparando-as para que se abram em reverência; tem a voz afinada, firme, como a de uma veterana, embora com o frescor de uma amadora em início de carreira.

“Cabaré” (João Bosco e Aldir Blanc) demonstra a capacidade da intérprete de trazer para si o universo do compositor. Tendo como destaque o acordeom de Marcelo Caldi, Ninah dá um show. Show que prossegue em “Meu Cordel” (uma das três parcerias dela com Paulo Feital), com a viola de dez cordas de Pedro Braga ponteando.

Fátima Guedes e Jorge Vercillo compuseram uma das mais belas músicas gravadas por Ninah, “Mãe de Menina”, cuja delicadeza da letra é de uma sensibilidade tocante. É claro que Ninah arrasa cantando. Outro arraso é quando ela canta “Fruta Mulher” (Vevé Calazans).

A penúltima música é “Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua” (Sergio Sampaio). Num arranjo de grande força, a percussão impera. Vai num crescendo tal que dá vontade de seguir o bloco imaginário. Acho que o disco deveria acabar aqui. A última faixa “Amanhã” (Guilherme Arantes), apesar de ser um enorme sucesso, ter um bom arranjo e tudo o mais, soa como um anticlímax do que ouvimos anteriormente.

Mas Ninah Jo deve ser cumprimentada como uma grande revelação. E não somente isso: quem puder, deve ouvir o seu Caminhos de Mim.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

 

 

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

View Comments

Recent Posts

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

43 minutos ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigação de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

49 minutos ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

2 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

3 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

3 horas ago

James Onnig destrincha a vinda de Macron ao Brasil além dos memes

Macron pode estar buscando se fortalecer com o apoio de Lula dentro da dicotomia formada…

3 horas ago